Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Tech

WhatsApp deixa de funcionar em celulares que com sistemas operacionais antigos a partir deste sábado (1º).

A medida acontece porque algumas versões estão presentes em celulares muito antigos, que não recebem mais atualização das desenvolvedores dos sistemas operacionais,

G1
por  G1
01/02/2020 11:32 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares que tenham sistemas operacionais antigos a partir deste sábado (1º).

A medida acontece porque algumas versões estão presentes em celulares muito antigos, que não recebem mais atualização das desenvolvedores dos sistemas operacionais, especificamente Apple e Google.

Veja as versões:

  • Android 2.3.7 ou anteriores
  • iOS 8 ou anteriores.

Um exemplo de celular que o WhatsApp terá problemas é o iPhone 4, que só foi atualizado até o iOS 7. No caso do Android, dados do Google mostram que apenas 0,3% dos usuários do sistema ainda utilizam a versão 2.3.7 — conhecida como Gingerbread.

O sistema do celular disponibiliza diversas funções que desenvolvedores devem utilizar para criar os recursos dos apps. Quando uma função do sistema é modificada ou adicionada, o aplicativo precisa ser adaptado para funcionar de acordo com o recurso novo.

Quanto mais versões do sistema o aplicativo dá suporte, fica mais difícil tirar proveito de recursos novos e manter funções antigas funcionando.

Como sei a minha versão?

No iPhone:

  • Abra o menu Ajustes;
  • Clique em Geral;
  • Depois, clique em Sobre.

No Android:

  • Abra as Configurações;
  • Clique em "Sobre o dispositivo"

Por que fabricantes deixam de atualizar aparelhos antigos?

Em certos casos, mudanças no sistema operacional do celular podem criar incompatibilidade com os chips de processamento e de rede mais antigos, que estão instalados nos dispositivos, o que dificulta a atualização para versões muito recentes do sistema.

Versões mais novas do sistema também tendem a ter mais funcionalidades, o que exige mais poder de processamento do que um celular antigo é capaz de fornecer.

Mas há situações em que um fabricante simplesmente decide, a seu próprio critério, não mais lançar atualizações para um aparelho. Isso acontece porque o fabricante é o responsável por realizar os ajustes finos exigidos para que o sistema funcione em cada modelo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE