ENTRETENIMENTO E LAZER

  • 07/09/2015 (23:58:50)

  • Assessoria

  • Fotógrafo: Auonline

ERECHIM

Faltam quatro dias para o início do Acampamento Farroupilha 2015


O evento acontece de 11 a 20 de setembro, no Parque da Accie


Inicia na próxima sexta-feira, 11, o 7º Acampamento Farroupilha de Erechim. O evento, que nesta edição se realiza no Parque da ACCIE, se estende até o dia 20 de setembro, tendo como patrono dos festejos farroupilhas o Pe. Valter Girelli. É uma realização conjunta da 19ª Região Tradicionalista, Prefeitura de Erechim, Câmara dos Vereadores, Brigada Militar e 15ª Coordenadoria de Comunicação, tendo como parceiros institucionais a ACCIE e a Unimed Erechim.

O projeto Acampamento Farroupilha 2015 foi aprovado em 14 de abril de 2015, pelo Pró-Cultura RS, uma forma de investimento na Cultura do Estado por meio de uma Lei de Incentivo Fiscal – Lei nº 13.490, de 21 de julho de 2010, que permite que as empresas destinem um percentual do ICMS, a ser pago mensalmente, para um projeto cultural aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. O projeto foi apresentado pela 19ª Coordenadoria Regional Tradicionalista e este ano conta com os seguintes patrocinadores: Brastelha, Cavaletti, Cercena, Creral, Fane’s, Madec, Master, Plaxmetal, Rei Verde, Zin Pão.

O Acampamento Farroupilha 2015 é o maior evento do tradicionalismo gaúcho no interior do Estado e deve reunir no Parque da ACCIE mais de 100 mil pessoas entre tradicionalistas, estudantes e comunidade em geral. Será um espaço para as entidades tradicionalistas gaúchas confraternizarem e se integrarem para divulgar as atividades desenvolvidas em suas sedes, fortalecendo os laços de amizade e companheirismo através de apresentações artísticas e culturais, aproximando gerações numa convivência harmoniosa. O resgate das tradições e do folclore gaúcho será representado neste evento através das oficinas culturais, exposições, apresentações artísticas, shows, concursos e gincanas culturais, entre outras atividades.

Já no palco principal a comunidade terá a oportunidade de receber artistas amadores do Município e da Região, oportunizando que seus trabalhos sejam divulgados, principalmente através da realização do Enartinho; além de músicos profissionais de diversas regiões do Estado que virão para engrandecer e abrilhantar a comemoração. Também serão envolvidos na programação escolas públicas e particulares, além de grupos da Terceira Idade e entidades como Associação de Autistas, Apada, Adau, Apae, principalmente através da participação nas oficinas culturais.

Este evento, por ser aberto à comunidade, oportuniza a todas as pessoas de diferentes níveis sociais, econômicos e culturais a participar e vivenciar as nossas raízes, a nossa tradição, o nosso folclore, através de uma extensa programação. Além disso, o Acampamento Farroupilha 2015 promove, para a sociedade, geração de emprego e renda através das demandas de produção para a realização da programação. Também divulga e atrai turistas para a cidade de Erechim, fortalecendo os empreendimentos hoteleiros e gastronômico do município e região. Enfim, a comunidade poderá usufruir 10 dias de imersão na cultura gaúcha com atividades culturais, sociais, educativas e de entretenimento.