AGRICULTURA

  • 24/09/2015 (17:11:24)

  • Julio Mocellin

  • Repórter: Assessoria/Emater

  • Fotógrafo: Terezinha Mariza Vilk

​ERECHIM

Agroecologia é tema de Seminário em Dia de Campo

A programação do IV Seminário de Agroecologia do Alto Uruguai foi desenvolvida como Dia de Campo, com 12 estações, junto ao Colégio Ângelo Emilio Grando (Colégio Agrícola) e Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim – Cetre. Nos dois dias da atividade, em torno de 1.200 pessoas da região do Alto Uruguai e um grupo de Frederico Westphalen, entre produtores e estudantes, participaram do evento.

Técnicos da Emater/RS-Ascar e de outras entidades envolvidas no evento repassaram orientações sobre controle biológico através do uso do Trichogramma; uso de pó de rocha e biofertilizantes; controle de insetos através de armadilhas adesivas; aglofloresta; compostagem e vermicompostagem; uso de caldas; controle de lesmas, grilos e formigas; controle de moscas-das-frutas; energias renováveis; criação de abelhas sem ferrão; e certificação participativa.
A Emater/RS-Ascar instalou um secador solar e um silo secador de grãos, onde os visitantes receberam orientações técnicas sobre o processo de secagem de grãos como pipoca, amendoim e milho, para uso doméstico e armazenagem, nos modelos de alvenaria e tonéis. Também foram montados estandes para exposição e comercialização de produtos da agricultura agroecológica; exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar; despolpamento de frutas e processamento de hortaliças; destino correto das embalagens de agrotóxicos e lixo, entre outros.