AGRICULTURA

  • 01/12/2015 (14:57:58)

  • Da Redação

  • Repórter: Da Redação

ERECHIM

Programa Ruralnet será disponibilizado às propriedades rurais de Erechim

Projeto aprovado pela Câmara de Vereadores aguarda sanção do Prefeito, e terá como objetivo levar sinal de internet e telefonia nas comunidades do interior O programa municipal de inclusão digital no meio rural, o Ruralnet, que foi aprovado de forma unânime pela Câmara de Vereadores, e aguarda a sanção do prefeito Paulo Polis, tem por objetivo, além da disponibilização do sinal de internet e telefonia, incentivar a permanência dos produtores rurais no interior, através da modernização das propriedades.

Poderão ser beneficiados pelo Ruralnet os agricultores, empreendedores ou investidores rurais que tenham na agricultura ou pecuária sua principal fonte de renda, mas que possuam cadastro junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar (Condesa).

A inclusão digital democratiza o uso do computador e da internet que são ferramentas absolutamente essenciais para a obtenção de informação, conhecimento e aperfeiçoamento profissional. Conforme o secretário de Agricultura, Luis Carlos Parise, esta é uma forma de garantir a sucessão familiar e a permanência do jovem no campo. “Hoje em dia tudo está conectado, esse projeto é de grande importância para manter o jovem no campo, e também, para facilitar e auxiliar o produtor”, disse.

“Já temos muitos agricultores que emitem a nota fiscal de seus produtos, pela internet, imprimindo as notas em casa. O Ruralnet será uma grande conquista, as propriedades irão se desenvolver mais rapidamente, garantindo a permanência do jovem nas propriedades rurais.”, destacou Parise.

Vale ressaltar que Erechim possui mais de 1,7 mil famílias residentes em domicílios particulares rurais sendo que pelo menos 80% são de agricultores familiares. O programa vem ao encontro das demandas desse público, especificamente na questão de inclusão digital por meio do acesso à internet e telefonia, uma vez que o tema tem sido solicitado em inúmeras assembleias do Orçamento Participativo (OP).

Quem pode participar do Ruralnet:
Para participar do projeto, o agricultor deverá respeitar alguns critérios, como ter sua propriedade dentro dos limites geográficos de Erechim, possuir talão do produtor, com movimentação, não possuir dívidas com a Fazenda Pública Municipal. Também ter ou fazer o cadastro na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, e não ter sido beneficiado pelo Ruralnet nos últimos 5 anos.

A aprovação do benefício será analisada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, de acordo com os critérios citados anteriormente.Como o projeto funcionará:

O programa Ruralnet disponibilizará o valor de R$300 por beneficiário, para o custeio de equipamentos e da instalação dos mesmos, para a disponibilização de acesso à internet e também telefonia, seguindo a ordem de inscrição. As mensalidades dos pacotes escolhidos ficarão sob responsabilidade dos agricultores.

As empresas credenciadas para esse programa, deverão garantir o fornecimento de sinal pelo prazo mínimo de 5 anos após a concessão dos benefícios, além de disponibilizar as tabelas informando valores e velocidades aos agricultores cadastrados.