AGRICULTURA

  • 14/12/2015 (17:07:44)

  • Da Redação

  • Repórter: Fonte: Rádio Gaúcha

RIO GRANDE DO SUL

Farsul confirma safra aecorde de grãos em 2015

Com 32,5 milhões de ton, crescimento foi de 13% em relação a 2014

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) divulgou, nesta segunda-feira (14), os números da safra 2015. Ao contrário de outros setores da economia, a produção de grãos teve crescimento de 13% em relação a 2014, somando 32,5 milhões de toneladas. Foi a maior produtividade da safra de verão, apesar de perdas ocorridas em municípios do Sul do Estado. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da atividade foi de 9,4%, contra uma queda de 8,9% na Indústria e de -1,5% no setor de serviços.

Já o faturamento da safra cresceu 8%, sendo 11% na agricultura e 2% na pecuária. Segundo a Farsul, a safra poderia ter sido ainda maior se não houvesse queda na área plantada, pelo desestímulo com o trigo, e ainda perdas significativas devido ao clima no inverno. A projeção é de que
O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, destacou que seguirá apoiando políticas de desenvolvimento do campo para crescer ainda mais. "A tecnologia terá de adentrar em nossas propriedades", afirmou.
A perspectiva para 2016 é de aumento da área plantada de 1%, atingindo 8,5 milhões de hectares. A principal cultura é da soja (5%). Também há previsão de queda de 8% na área de arroz, devido a problemas climáticos no plantio.
Pela expectativa de um fenômeno El Niño muito intenso, a Farsul espera redução de 6% na produção no ano que vem. Mesmo assim, caso os preços sejam mantidos, o faturamento deve crescer 10%. Mas isso não significa maior lucro, conforme projeta o relatório da entidade:
"O maior faturamento não é o suficiente para cobrir o aumento dos custos de produção, fazendo com que a perspectiva seja de redução das margens em mais de 40%".