POLÍTICA

  • 03/01/2013 (18:46:00)

  • Da Redação

Condenado

Genoino assume mandato de deputado

Genoino foi condenado pelo STF a 6 anos e 11 meses de prisão


Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ação penal do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino assumiu nesta quinta-feira(3), o mandato de deputado federal. Genoino e mais 14 suplentes tomaram posse no lugar de deputados que deixaram os cargos para assumir prefeituras. Genoino foi condenado pelo STF a 6 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Ele poderá cumprir a sentença no regime semi aberto.

Em dezembro do ano passado, a maioria dos ministros do STF decidiu que os parlamentares envolvidos no mensalão, esquema de compra de apoio político no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deveriam perder seus mandatos assim que o processo for encerrado.

Além de Genoino, a decisão da Suprema Corte afeta os mandatos dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), todos condenados no julgamento. O julgamento do mensalão foi concluído mas ainda falta a publicação do acórdão e ainda cabem recursos. Entre os condenados, estão o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

 Fonte: AE