ECONOMIA

  • 04/01/2013 (00:43:00)

  • Da Redação

Porto Alegre

Primeiro navio de 2013 chega com oito mil toneladas de sal

O navio mercante Loyalty, de bandeira da Libéria, foi o primeiro cargueiro a atracar no Porto da capital gaúcha em 2013

O navio mercante Loyalty, de bandeira da Libéria, foi o primeiro cargueiro a atracar no Porto da capital gaúcha em 2013. A embarcação chegou ao Cais Navegantes, em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (03), carregado com oito mil toneladas de sal originários do Porto de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. A expectativa é que o mês de janeiro tenha uma movimentação mais intensa que o mesmo período do ano passado. Conforme a previsão da Divisão do Porto de Porto Alegre (Dippa), até o próximo dia 10 devem atracar outros quatro navios de grande porte para carga e descarga de produtos. 




No ano passado o porto de Porto Alegre encerrou o ano com uma movimentação de carga 13% superior ao ano de 2011, que registrou 785,2 mil toneladas. De acordo com o setor de estatísticas da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), até o final de dezembro, foram movimentados 904.649 mil toneladas de produtos no Porto Público. "Este número representa apenas a movimentação do Cais Navegantes. Neste levantamento não consideramos a movimentação que circula nas nossas hidrovias. Este número deve ser oficializado pela Antaq, nos próximos dias", explicou o superintendente da SPH, Pedro Obelar.


Previsão Para os próximos dias, o Cais Navegantes deve receber as embarcações Santa Inês, com 10 mil toneladas de cloreto de potássio, Atlantic, com mais 10 mil toneladas de base para fertilizantes, BBC Balboa, que deve carregar com 75 carretéis de cabos de amarração para plataformas petrolíferas e Santa Anna, que ainda não está com a carga definida.


 Fonte:Secom