PET

  • 14/12/2016 (19:02:12)

Saiba antes

Como Cuidar de um Coelho de Estimação


Adotar um coelhinho de estimação pode ser divertido, mas é importante entender que este animal precisa de tempo para ajustar-se à nova casa. É seu dever fazer com que o coelho tenha tudo que precise para que ele se acostume com mais facilidade e realize a transição. As decisões que tomar durante o começo de suas vidas juntas pode definir como será o relacionamento futuro entre vocês!

Decide se o coelhinho irá viver dentro ou fora de casa. Antes de trazer o animal de estimação para casa, decida se ele será um coelho caseiro ou se viverá num ambiente externo, com bastante espaço (num jardim, por exemplo). Coelhos caseiros são pets muito populares, mas existem certos fatores que devem ser levados em conta. Será necessário limpá-lo e treiná-lo ao viver dentro da residência, mas o contato social será muito maior do que com um coelho que fica num ambiente externo.
• Caso decida manter o coelho dentro de casa, você precisará protegê-la contra ele. Coelhos roem tudo e qualquer coisa, incluindo cabos elétricos e os pés dos móveis antigos. Há como evitar que o animal "destrua" a casa; deixe fios fora de alcance. Apenas os itens que você não se importaria que fossem roídos devem ficar por perto dele.
• Se definir que ele deve ficar dentro de casa, você precisará treiná-lo para "usar o banheiro". Não é nada higiênico deixar o coelho fazendo suas "necessidades" onde ele bem entender por toda sua residência. A solução é treiná-lo para usar uma caixinha de areia.
• Caso prefira deixá-lo fora de casa, dedique-se a "socializar" com o animalzinho todos os dias. Transforme isto em parte de sua rotina ou ele poderá tornar-se ansioso e com medo de sua companhia.

Compre uma casinha de coelho. Ela deve ter, ao menos, 60 cm de largura e 1.25 m de comprimento, sendo alta o suficiente para permitir que o bichinho possa ficar em pé totalmente.
• Casinhas externas são geralmente feitas de madeira com uma porta frontal feita de rede de galinheiro, que permite que o coelho possa ver o ambiente externo além de propiciar boa ventilação. A madeira oferece um bom grau de proteção térmica para isolar o animal dos elementos do clima, além de ser resistente e forte, evitando que predadores cheguem perto.
• Ao montar a casinha fora de casa, anexe uma gaiolinha para que o coelho possa correr e fazer exercício. Ela deve ter um mínimo de 1.20 m por 2.40 m por 0.6 m para um animal de menos de 2 kg.[1]
• Muitas casas internas são feitas apenas de plástico com um teto de arame. A vantagem dela é o pouco peso, possibilitando que ela seja facilmente transportada pela casa.
• Se não conseguir encontrar uma casinha que lhe agrada, faça sua própria! Não é tão simples quanto apenas comprar uma, mas pode ser até melhor para o animal. Certifique-se de revestir as laterais com arame, mas não o piso.

Cubra a parte inferior da casinha com materiais confortáveis. Eles devem ser macios, absorventes e quentes. Cubra toda a base deixando a profundidade máxima entre 7.5 cm e 10 cm, pois isto amortecerá as patas traseiras do coelho, que são suscetíveis a machucados pela pressão se o acolchoamento fornecido não é suficiente.
• Entre os materiais que são utilizados normalmente estão feno, lascas de madeira ou palha. Entre estes, a palha é a mais macia e aconchegante, sendo a melhor opção, seguido pelo feno (que é mais caro que a palha) e depois pela serragem.[2]

Compre uma caixinha de areia para as "necessidades" do animal. É imprescindível treiná-lo a fazer xixi e cocô se ele for ficar dentro de casa. A caixinha deverá caber dentro da casinha de coelho, não tomando mais que um terço do espaço no chão.

Com muito cuidado, transfira o coelho da jaula que o carrega para a casa. Coelhos são espécies predadas, o que significa que quando estão nervosos e com alto nível de estresse, tentam se esconder. Mudar de casa é algo muito importante para estes bichinhos; logo, ao trazê-lo para sua residência, deixe-o num local tranquilo para que ele estabeleça-se e acostume-se.