GENTE

  • 06/03/2017 (11:46:38)

  • Repórter: Sara Rubia Comin/Assessoria

  • Fotógrafo: Sara Rubia Comin/Divulgação

Projeto educacional e de vida resulta em CD

Mar de Amar tem 12 canções de autoria do educador terapeuta, Mauro José Santin


Mauro cantou cinco músicas do CD Mar de Amar

O educador terapeuta, escritor, poeta, pedagogo com especialização em Psicologia Transpessoal e formação em Biopsicologia, Mauro José Santin, que também é membro da Academia Erechinense de Letras, pré-lançou o CD Mar de Amar, resultado do projeto educacional “Educação para todas as vidas”, de sua autoria. O evento, restrito a convidados, aconteceu nesta quinta-feira (2), na Villa Trentin em noite marcada por alegria, música, canção e poesia, e que teve a participação especial dos filhos de Mauro, Bárbara Helenni e Pedro Gebara.

Projeto e livro também foram apresentados aos convidados



Professor de Inglês desde 1993, pai educador de três filhos, escritor do Blog Café e Foco, pesquisador e praticante de Yoga e Terapias Naturais, Mauro diz que a ideia de produzir o CD surgiu de um projeto de vida. “Como educador terapeuta tenho, gradativamente, aguçado minha percepção para ver no outro e em mim, as alegrias que nos reabilitam, as tristezas que nos pedem um pouco mais de calma, as m’águas que nos debilitam, os medos que nos paralisam, e o amor que nos liberta. Compreender tudo isso como parte do aprendizado do ser humano em sua travessia terrena, fez-me mais silencioso e sereno, solitário e solidário. Nesse espaço de silêncio é possível escutar melhor a voz que ecoa no mundo. Assim nasceram as canções, filhas de um projeto de vida para todas as vidas que os tempos pedem que floresçam”, explica.



Filha de Mauro, Bárbara Helenni teve participação especial


Com arte de Lucca Gebara e tendo como apoiadores Unicred, Cavaletti, Zenir Disarz e Allianssa, o CD está vinculado ao projeto educacional "Educação para todas as vidas – Autogestão e Vocação”, que nasceu a partir da prática diária de Mauro em gerir sua vida emocional, física, material e financeira. “Muitas coisas na vida se aprende com práticas e técnicas. Auto organizar-se e autogerir-se não é diferente. O que exige, porém, a congruência entre teoria, prática, técnicas e vontade. Neste momento entra o educador, que age como terapeuta, trazendo à luz as paixões, os hábitos e medos que nos impedem de gerir nosso destino com maestria”, revela ele, mencionando, ainda, que o Projeto de Trabalho e Pesquisa tem por finalidade fornecer ferramentas adequadas à construção de um rumo novo para a gestão que, primeiramente, deve ser assumida como autogestão, para depois gerir os processos das pessoas e dos negócios da empresa ou instituição.


Filho de Mauro, Pedro Gebara também marcou presença no evento


Conforme Mauro, este projeto pode ser desenvolvido em escolas, empresas, repartições públicas e no próprio espaço que ele dispõe para cursos e demais atividades. O curso é presencial em módulos. A periodicidade, turnos e horários sempre são decididos em conjunto com a empresa, instituição e ou grupo envolvidos. “O método é dinâmico e vivencial, partindo do micro (o indivíduo) para o macro (o mundo), isto é, a ação e a atitude do indivíduo consigo mesmo, com e no mundo dos relacionamentos, sejam eles na família, no casamento, na sociedade, na empresa, no comércio ou nos negócios”, acrescenta.







Momento cultural foi bastante prestigiado


Mar de Amar tem 12 faixas com canções de travessia. “As músicas falam das emoções, sentimentos e desejos pelos quais todos nós navegamos no infinito Mar de Amar que é a vida, independentemente do papel que cada um desempenha nesta existência. Falam da vida e das vivências, do amor e dos relacionamentos, das nossas tristezas e alegrias, e oferece um novo olhar e jeito de amar”, comenta.

O projeto também resultou em um livro que conta a vida de Mauro. O lançamento ao público será no dia 5 de maio no Centro Cultural 25 de Julho.