GENTE

  • 19/03/2017 (09:37:28)

  • Repórter: Gazeta do Povo

  • Fotógrafo: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Chuck Berry, lenda do rock, morre aos 90 anos

Pioneiro do estilo, influência para Beatles e Rolling Stones, músico foi encontrado morto em sua casa


O guitarrista Chuck Berry foi encontrado morto em sua casa na tarde deste sábado, segundo informações da polícia do estado norte-americano do Missouri. Em uma publicação no Facebook, a polícia do condado de St. Charles afirmou ter sido chamada para atender a uma emergência médica por volta de 12h40. Chegando à casa, encontraram um homem inconsciente, mas as técnicas de ressuscitação não funcionaram. O músico foi declarado morto às 13h26. A família de Chuck Berry pediu para que sua privacidade seja respeitada neste momento.

Um dos pioneiros do rock’n’roll, Chuck Berry ficou famoso por canções como Roll Over Beethoven, Johnny B. Goode, Maybellene, Rock and Roll Music e Sweet Little Sixteen. Sua música influenciou os Beatles e os Rolling Stones, mas, mesmo depois da fama, ainda teve problemas com a legislação norte-americana que discriminava os negros. Ao completar 90 anos, em outubro do ano passado, anunciou que lançaria um novo álbum em 2017, o primeiro desde 1979.

Em 1984, Berry recebeu um prêmio Grammy pelo conjunto de sua carreira. O músico esteve algumas vezes no Brasil, e em 2013 Curitiba foi a única cidade brasileira a receber sua turnê.