GENTE

  • 10/05/2017 (10:33:46)

  • Repórter: Da Redação

  • Fotógrafo: Auonline

Erechim

MestrE Zé Luiz recebe homenagens antes do sepultamento


Foi sepultado na manhã desta quarta-feira(10), o corpo do maestro José Luiz da Silva(66), encontrado morto em casa na tarde de ontem(9). Os funerais de Zé Luiz foram feitos através do Serviço Social da Prefeitura de Erechim e não teve velório. Depois de uma rápida homenagem em frente a prefeitura, o sepultamento foi feito no Cemitério Santa Cruz, no bairro Presidente Vargas.

O músico morava sozinho no bairro Bela Vista, em Erechim e foi encontra morto em casa nesta terça-feira por policiais militares que foram acionados por vizinhos. Segundo amigos, na semana que passou o maestro foi internado para se tratar e no fim de semana recebeu alta e estava em casa.

O laudo médico apontou que Zé Luiz morreu em consequência de um AVC - Acidente Vascular Celebral. Os filhos e familiares do maestro moram em São Paulo e não chegaram a tempo de assistir o enterro.

O maestro Zé Luiz ficou conhecido pela formação do Coral Juvenil de Erechim e do descobrimento de muitos talentos, além de reger outros corais no Brasil. Nascido em Campinas-SP em 04/07/1951, fez estudos iniciais em música no Conservatório Carlos Gomes e nos cursos livres da UNICAMP.

É formado em Filosofia pela PUC de Campinas-SP, Teologia pela Sociedade Brasileira de Educação, além de ser Bacharel em Música com especialização em Regência Coral pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília - UCB e Doutorando em Políticas Públicas de Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Brasília - UNB.
Foi regente do Coral Municipal Juvenil de Erechim-RS durante os anos de 1989 a 2001. A convite, em 2002 transferiu-se para Brasília-DF onde assumiu a Coordenação do Movimento Coral da Universidade Católica de Brasília até o ano de 2010.

Atualmente coordenava alguns projetos culturais no Alto Uruguai Gaúcho bem como o Coral Cantares de Erechim.