ECONOMIA

  • 09/01/2013 (11:25:00)

  • Assessoria

RETROESCAVADAEIRAS E PATROLAS

Governo federal faz doação para mais de quatro mil municípios

Municípios com até 50 mil habitantes e que não estejam em regiões metropolitanas estão recebendo retroescavadeiras e motoniveladoras do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Municípios com até 50 mil habitantes e que não estejam em regiões metropolitanas estão recebendo retroescavadeiras e motoniveladoras do Ministério do Desenvolvimento Agrário. São 4.670 cidades beneficiadas com retroescavadeiras e 1.939 com motoniveladoras Segundo o governo, o principal objetivo é melhorar a situação das estradas de terra.

— Um dos gargalos é o escoamento da produção. Também é importante dizer que na mesma estrada que passa o produto agrícola, também passa a ambulância, também passa o ônibus escolar, também passa todo o conjunto da circulação de mercadorias e de serviços necessários para aquela região — afirma o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

As prefeituras que comprarem os produtos da agricultura familiar para a merenda das escolas ou para o Programa de Aquisição de Alimentos passarão a ter o combustível das máquinas pago pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O órgão já identificou pelo menos 600 municípios que terão direito à ajuda, o que deve acontecer a partir de março. 

Por não manifestarem interesse em receber as máquinas, 171 municípios ficaram de fora do programa.