GENTE

  • 30/08/2017 (10:16:54)

  • Repórter: Da Redação

  • Fotógrafo: Álbum de família

Corpo de líder comunitária é sepultado em Paulo Bento

A "Dona Maria", era a história viva do município. 

Na tarde desta terça-feira, foi sepultado no Cemitério de Paulo Bento, o corpo da líder comunitária Maria Ruth Barbosa Cruz, de 75 anos. O município cumpre Luto Oficial, decretado pelo Prefeito Pedro Lorenzi, diante da histórica liderança exercida pela professora no município. O corpo de Dona Maria foi velado na Câmara de Vereadores. A professora dedicou grande parte de sua vida no trabalho comunitário. A sempre lembrada presidente do Arsenal Futebol Clube é reconhecida também por avanços significativos na qualidade de vida da população de Paulo Bento.

O calçamento das primeiras ruas da cidade, feito ainda antes da emancipação, só aconteceu graças aos movimentos de reivindicação liderados por Dona Maria. A professora teve participação destacada no processo emancipacionista de Paulo Bento, na década de 90, tendo feito inúmeras viagens a Porto Alegre e Brasília, conduzindo documentos e informações para provar a condição para o distrito ser transformado em município.

A professora também teve ações na política. Concorreu a vereadora em Erechim, pensando representar no Legislativo a mulher e do então Distrito de Paulo Bento. Com a emancipação, Dona Maria concorreu a prefeitura de Paulo Bento na primeira eleição. Foi eleita vereadora para a legislatura 2005/2008, mas foi convidada e exerceu no período o cargo de secretária da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, deixando o seu legado na área, principalmente na educação e cultura.

Foi na gestão da professora Maria Ruth na secretaria de Educação do município, que foi construída a Escola de Educação Infantil Monteiro Lobato, que ocorreu a instalação da Biblioteca Pública Érico Veríssimo, a implantação do Ensino Infantil e a conclusão do Ginásio Multiuso Professor Arnaldo Piovesan. O Museu Municipal de Paulo Bento, nasceu com o acervo pessoal da professora, doado oficialmente.

Especificamente no tangente a Educação Infantil, no seu período como Secretária que se deu a implantação desta modalidade de Ensino do Município, a fim de atender as crianças.

Era conhecedora profunda da história de Paulo Bento, mantendo na memória fatos relevantes e contributivos na formação do município de Paulo Bento, desde os seus primórdios.