ECONOMIA

  • 27/08/2013 (15:54:00)

  • Da Redação

Economia

Agricultores familiares participam de encontro em Tapejara

Na manhã desta segunda-feira (26), a BSBIOS promoveu o Dia da Agricultura Familiar reunindo mais de uma centena de pessoas no CTG Manoel Teixeira, em Tapejara (RS)

Na manhã desta segunda-feira (26), a BSBIOS promoveu o Dia da Agricultura Familiar reunindo mais de uma centena de pessoas no CTG Manoel Teixeira, em Tapejara (RS). A atividade teve por finalidade aproximar os envolvidos no processo de produção e reiterar o trabalho que a BSBIOS realiza com os agricultores familiares.

O Gerente de Insumos da BSBIOS, Fábio Junior Benin, ressaltou o compromisso da companhia. “Desde a nossa fundação primamos por bem atender os agricultores familiares, prestando assistência técnica qualificada, capacitação dos produtores, contratos antecipado da safra, entre outros. Queremos estar cada vez mais presentes no dia a dia destes agricultores,” pontou Benin.

A companhia foi umas das primeiras indústrias de biodiesel do país a receber do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a concessão de uso do Selo Combustível Social, adquirindo no mínimo 35% de sua matéria prima da agricultura familiar.

O consultor do MDA, Roberto Terra, ressaltou o papel que a indústria de biodiesel exerce em privilegiar os agricultores familiares em suas ações. “A BSBIOS premia de forma exemplar os produtores com atividades de qualificação técnica, assistência à lavoura e bônus, de forma a valorizar aqueles estão no campo,” falou Terra durante a sua explanação.

O coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), Rui Valença, destacou que as indústrias, em especial a BSBIOS, contribuíram para que houvesse aumento de demanda da soja no país. “É notável que, após a entrada do biodiesel, houve crescimento da procura por grãos e elevação dos preços das commodities no Brasil, sendo a agricultura familiar uma das grandes beneficiadas com isso, pois também foi incluída neste processo,” afirmou o dirigente que ainda acrescentou que a BSBIOS possui grande solidez e confiabilidade.

Afirmação que também foi corroborada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Alberi Ceolin, que frisou que o biodiesel é muito importante para a agricultura familiar. Ao final da atividade, foi oferecido um almoço aos participantes do encontro.