GENTE

  • 29/11/2017 (16:00:06)

  • Repórter: Da Redação

  Morre o Voluntário Casildo 

Líder comunitário era o mais antigo Voluntário da Saúde em Erechim 

Corpo de Cacildo será velado na capela do São Cristóvão a partir das 18 horas de hoje(29)

Morreu hoje em Erechim, aos 78 anos, o mais antigo voluntário da comunidade, Cacildo Rodriguês da Silva, reconhecidamente um líder comunitário e uma das pessoas que mais se dedicou a saúde pública em Erechim. Quem trabalha na área da saúde em Erechim, desde a década de 70, dificilmente deixou de conviver com Cacildo.

Em 2015, por iniciativa da vereador Eni Scandolara, o voluntário foi homenageado pela Câmara de Vereadores com a Medalha do Mérito Legislativo e teve sua dedicação e trabalho reconhecido pela comunidade erechinense. 

Cacildo nasceu no dia 05 de setembro de 1939, na localidade de Posse Paixão, quinto distrito de Soledade. Nos anos 50 e 51, com a criação do Ministério da saúde que desvinculou-se da Educação, formou-se na localidade a Comissão Pró Hospital do Trabalhador. Ainda adolescente, iniciou o voluntariado de militância na área da saúde.

Nos anos 70, conta a vereadora Eni,  Cacildo iniciou uma nova militância pela reforma sanitária, a qual abraçou com determinação tendo aportado em Erechim na década de 70. Há 45 continua sempre se dedicando ao trabalho voluntário. Na década de 80 surge no Rio Grande do Sul o movimento pela reforma psiquiátrica e Cacildo foi convidado a participar do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, no qual tornou-se conhecido das lideranças de vários municípios.

Cacildo teve participação decisiva na formação do Conselho Municipal de Saúde onde, como Conselheiro fez parte da Comissão que elaborou o primeiro plano municipal de saúde. Em 1997 fundou a Associação da Juventude Sóbria e o Grupo Unidos pela Vida, que ainda conta com dois grupos em Erechim.

O corpo de Cacildo Rodrigues da Silva será levado nesta quinta-feira(30)para velório e sepultamento também em Campos Borges, onde residem a maioria dos familiares.