GENTE

  • 04/02/2018 (19:20:00)

  • Repórter: Da Redação

  • Fotógrafo: Divulgação

Céu de brigadeiro para o último voo do  comandante

VÍDEO - Aeroclube faz revoada em Erechim para homenagear ex-presidente que morreu neste domingo

O agrônomo João Lopes dos Santos, de 74 anos, foi um dos primeiros pilotos agrícolas do Rio Grande do Sul

A revoada de aviões do Aeroclube de Erechim sobre a cidade no fim da tarde deste domingo, foi uma homenagem dos pilotos da cidade ao "Comandante João Lopes dos Santos", um dos primeiros pilotos agrícolas do Rio Grande do Sul e ex-presidente do  aeroclube .  Ele morreu neste domingo e no momento que o cortejo fúnebre saia da capela mortuária para a cerimônia de cremação em Passo Fundo, aviões do Aeroclube de Erechim sobrevoaram a área para homenagear o "Comandante João Lopes". O corpo do aviador foi velado em uma das capelas do Hospital de Caridade. 

Natural de Santa Maria, onde  formou-se engenheiro agrônomo, João Lopes dos Santos também fez o curso de piloto agrícola em uma das primeiras turmas do CENEA - Centro de Agronomia aplicada,  na famosa Fazenda Ipanema, que deu origem ao nome do avião agrícola da Embraer.

João Lopes fazia acrobacias aéreas em Erechim com este avião

João Lopes foi presidente do Aeroclube de Erechim na década de 80. Checador do DAC no aeroclube, piloto de rebocador, piloto de acrobacia no antigo avião do PT19 e piloto de planador. Foi o primeiro piloto a rebocar um planador em Erechim, com o famoso Cessna 175 - PT BZE - Skylark. Três dos quatro filhos de João Lopes dos Santos se formaram pilotos na Escola de Aviação do Aeroclube de Erechim.