SAÚDE

  • 27/04/2018 (00:27:34)

  • Da Redação

  • Repórter: Janary Damacena

Estado deve vacinar mais de três milhões de pessoas

Estado deve vacinar mais de três milhões de pessoas contra a gripe

A vacina contra a gripe esta disponível nos postos de vacinação

Começou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a gripe no estado do Rio Grande do Sul. A expectativa é vacinar todo o público-alvo no estado, formado por mais de três milhões e meio de pessoas. Para isso, o Ministério da Saúde está enviando cerca de quatrocentas mil doses a mais do que o necessário. A vacina contra a gripe esta disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses até cinco anos incompletos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores da rede pública ou privada. De acordo com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, todos os estados já receberam parte das doses da vacina.

“O nosso foco é de vacinar 54 milhões de pessoas entre crianças e idosos, então esse é o nosso objetivo. A vacina está distribuída não só aqui em Brasília, mas em todos os estados brasileiros. Nós já distribuímos em média 40% de toda a vacina que será entregue aos estados brasileiros. Já entregamos uma quantidade aproximada de mais de 25 milhões de doses com vacinas suficientes para atender aquela demanda”.

Fique atento, pois a transmissão do vírus da gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, podendo ocorrer também, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Na forma grave, a gripe causa falta de ar, febre por mais de três dias, dor muscular intensa e prostração. Para saber mais, acesse o portal do Ministério da Saúde. O endereço é saúde.gov.br