ECONOMIA

  • 03/02/2019 (17:28:19)

CNH com limite de 40 pontos os impactos da mudança estudada por Bolsonaro

Os impactos da mudança estudada na pontuação da CNH por Bolsonaro

Hoje os condutores têm a carteira suspensa se acumulam 20 pontos em um ano. A ideia em estudo seria dobrar o valor, suspendendo a habilitação de quem atingir 40 pontos

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) estuda mudanças envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele pretende aumentar o prazo de validade da CNH de cinco para dez anos e tem planos de aumentar o limite de pontos para a suspensão da carteira de motorista – segundo o Jornal da Band, o assunto foi tratado na semana passada com o governador de São Paulo, João Dória. 

"Atualmente, os condutores têm a carteira suspensa se acumulam 20 pontos em um ano. A ideia em estudo seria dobrar o valor, suspendendo a habilitação de motoristas que atingirem 40 pontos no mesmo período.

O Estado do Paraná é o que mais tem motoristas com CNH suspensa por conta da pontuação, no ano passado.  São 494.942 motoristas tiveram a carteira suspensa por atingir o limite de 20 pontos no ano passado. O número é 37,6% maior que o registrado em 2017, quando foram 359.787 motoristas punidos por conta do excesso de pontos.

Na ocasião do aumento verificado em setembro, o coordenador de Habilitação do Detran-PR, Farid Gelasco Malschitzky, apontou que os motoristas que perdem o direito de dirigir têm uma coisa em comum: a descrença na fiscalização.