EDUCAÇÃO

  • 17/02/2019 (21:28:33)

  • Gaúcha/ZH

Volta às aulas

Mais de 1,3 milhão de alunos retornam as aulas nesta semana no estado

Entre segunda (18) e quarta-feira (20), mais de 1,3 milhão de estudantes das redes pública e privada devem retornar às aulas em todo o Rio Grande do Sul. Só no ensino público estadual, mais de 2,5 mil escolas devem iniciar as atividades.

De acordo com o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), embora as escolas tenham autonomia para definir o próprio calendário (desde que os 200 dias letivos determinados por lei sejam cumpridos), a maioria acatou a sugestão da entidade e deve dar o pontapé inicial nas classes na segunda-feira (18). Ao todo, são esperados 429 mil estudantes só na Educação Básica.

Conforme as datas propostas pelo órgão, o ano letivo deve contemplar feriados nacionais e estaduais e mais o dia 14 de outubro, antecipando o Dia do Professor. Além disso, está previsto recesso entre 29 de julho e 2 de agosto em razão das férias de inverno. O fim das atividades deve ocorrer em 18 de dezembro. 

Na rede pública estadual, as aulas serão retomadas na quarta-feira (20), quando mais de 900 mil alunos devem retornar às mais de 2,5 mil instituições de ensino. O lançamento do calendário foi feito na quarta-feira (13), em Novo Hamburgo. Na ocasião, o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, destacou as prioridades do governo para o início das aulas: obras emergenciais, transporte escolar, merenda e quadro de professores. 

— Teremos pela frente um ano repleto de desafios, em que a participação de cada professor será fundamental. É preciso a união dos esforços de todos os profissionais da educação para que possamos superar as adversidades. Nosso foco é a qualidade do ensino e nossa prioridade é o aluno — disse.