AGRICULTURA

  • 20/12/2013 (10:29:54)

  • Julio Mocellin

  • Repórter: Prime Comunicao

  • Fotógrafo: Edson Castro

EDIÇÃO 2014

Simpósio do Leite tem programação definida

O ano de 2014 marcará a 11ª edição do Simpósio do Leite de Erechim, a quinta edição do Fórum Nacional de Lácteos e a terceira Mostra de Trabalhos Científicos

O ano de 2014 marcará a 11ª edição do Simpósio do Leite de Erechim, a quinta edição do Fórum Nacional de Lácteos e a terceira Mostra de Trabalhos Científicos. Eventos, que somados transformam o Simpósio no maior encontro de produtores, estudantes e técnicos no segmento, no Sul do Brasil

A comissão organizadora, a cargo da Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai, já definiu a programação que acontecerá entre os dias 10 e 11 de junho do próximo ano. Além dos debates propostos no Fórum, cinco importantes palestras serão realizadas durante o Simpósio.

A expectativa também é de uma quantidade maior de trabalhos expostos na Mostra de Trabalhos Científicos. Aliás, as inscrições para a Mostra abrem no próximo dia 15 de janeiro. As informações já estão disponíveis no site oficial do evento, www.simposiodoleite.com.br.

Os três melhores trabalhos, avaliados pela comissão julgadora, serão premiados. A Mostra acontece no primeiro dia do Simpósio, 10 de junho. Neste mesmo dia acontecerá o Fórum Nacional de Lácteos, que terá como moderador o jornalista Irineu Guarnier Filho.

Como preparar a propriedade para a sucessão familiar, terá a participação do doutor Mario Zoni, da Milkconsult de Ponta Grossa (PR). O tema irrigação em pastagens terá participação da Emater e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural do RS. Estes serão os dois temas do Fórum na edição 2014.

O Simpósio terá sua programação no dia 11 de junho. A primeira palestra do dia abordará os índices zootécnicos que todo produtor de leite deveria conhecer, proferida pelo professor e doutor Rodrigo de Almeida, da UFPR, com apoio da MSD. A segunda palestra abordará o tema qualidade do leite em sistema de cama e terá como palestrante o doutor José Pantoja, da UNESP/Botucatu (SP) com apoio da Tortuga.

O desempenho da vaca leiteira no periparto, desafios e alternativas para o aumento de produtividade será a terceira palestra do Simpósio feita pelo doutor Marcio Nunes Corrêa, da UFPEL/NUPEEC, com apoio da Zoetis.

A silagem de grão úmido: conceitos, manejo, uso e vantagens será a quarta palestra, proferida pelo doutor Luiz Zampar, consultor paranaense, com apoio da Biomatrix.

Fechando as palestras do Simpósio, o doutor Emerson Alvarenga, com apoio da ReHagro, falará sobre as afecções de casco em gado de leite.

As inscrições para o Simpósio terão custo de R$ 50,00 por pessoa, com direito a participação no Fórum, coquetel, palestras, pasta, Milk Break e almoço. Já as inscrições para a Mostra terão custo de R$ 150,00, com direito a uma inscrição no Simpósio.

As informações sobre o Simpósio, Fórum e Mostra já estão a disposição no site www.simposiodoleite.com.br. Os interessados também podem buscar informações pelos telefones (54) 3321-5445 e 9691-8408.