POLÍTICA

  • 06/03/2019 (20:26:44)

  • Repórter: Rádio Guaíba

Cai primeiro secretário do governo de Eduardo Leite

Saida de Dirceu Franciscon e reestruturação da administração pública adiam primeiro encontro de Leite com secretariado

Encontro estava marcado para esta quinta-feira. Representantes do primeiro escalão buscavam esclarecer mudanças de decreto, que realocou as áreas de atuação da Matroplan, Detran/RS, Procergs e IPE

Prevista para ocorrer nesta quinta-feira, a primeira reunião com todos os secretários do governo Eduardo Leite (PSDB) acabou sendo adiada para o próximo dia 12. O encontro ocorreria após a posse de Ana Amélia Lemos para o comando da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais, marcada para às 9h no Palácio Piratini. Com isso, a reunião com o secretariado completo irá ocorrer em meio a realização da Expodireto Cotrijal.

O principal impasse para adiamento do encontro envolve a saída de Dirceu Franciscon da Pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, confirmada nesta tarde. Esta foi a primeira baixa da gestão Eduardo Leite.

Na reunião, diferentes secretários também previam elucidar o funcionamento da máquina pública após modificações realizadas na administração do Poder Executivo. Conforme decreto 54.504, de 15 de fevereiro, diferentes órgãos e fundações foram realocados para o guarda-chuva de novas secretarias de governo. A Metroplan, por exemplo, deixou de estar atrelada a Pasta do Planejamento para ser administrada pela Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios.

O Detran/RS também retornou para o bojo da Secretaria da Segurança. Outras mudanças significativas também ocorreram com o IPE Previdência e Complementar, que estavam ligados à extinta Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh) para serem controlados pela Fazenda. Já a Procergs deixou a Fazenda para ficar subordinada a Secretaria de Governança.