POLÍTICA

  • 07/03/2019 (15:14:13)

  • Repórter: Secom/Piratini

Embaixadora do RS em Brasília

Ana Amélia toma posse na Secretaria de Relações Federativas e Internacionais

Pasta terá sede em Brasília e funciona como uma Embaixada do Estado na Capital Federal

A ex-senadora Ana Amélia Lemos tomou posse, na manhã desta quinta-feira, como secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do governo do Rio Grande do Sul. A pasta terá sede em Brasília e funciona como uma Embaixada do Estado na Capital Federal.

No ato de posse, a nova secretária do governo de Eduardo Leite disse que a demanda mais emergencial é a renegociação da dívida do RS com a União. Ana Amélia explicou que vai trabalhar em articulação com os demais secretários.

“A responsabilidade da secretária será de compartilhar com os demais secretários todas as demandas que o Estado terá. Não só aquelas prioridades que nós já conhecemos, como a dívida, Lei Kandir e Reforma da Previdência, mas também as demandas que têm o RS, que são muitas nas áreas da agricultura, indústria, serviços e saúde. E nós estamos lá como uma extensão do governo do Estado em Brasília”, explicou.

Ana Amélia afirmou, ainda, que a Pasta será a mais enxuta da administração estadual. “Em momento de escassez você tem que ter criatividade e inovação. Será uma equipe muito pequena, a menor secretaria que terá o governo do Estado. (E vamos) produzir muito. Essa é a nossa responsabilidade maior que teremos na estruturação da equipe”.

O nome de Ana Amélia para comandar a pasta Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais foi oficializado em dezembro do ano passado. Antes de assumir a missão, Ana Amélia concluiu mandato no Senado, que terminou em 31 de janeiro, e entrou de férias. A progressista terá ao lado como secretário-adjunto Rodrigo Giacomet, que passou pela Fecomércio-RS e Famurs.

Durante a posse, o governador Eduardo Leite disse que Ana Amélia Lemos é um importante reforço para o quadro de secretários do governo estadual e terá papel relevante na agenda de desenvolvimento do RS.