AGRICULTURA

  • 11/03/2019 (18:44:57)

  • Repórter: Secom/Piratini

Agricultura

Leite visita Espaço da Emater/RS-Ascar e Pavilhão da Agroindústria Familiar na Expodireto

Governador experimentou o chimarrão na feira de Não-Me-Toque - Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar

O Espaço da Emater/RS-Ascar da Expodireto Cotrijal, feira que acontece desta segunda-feira (11) até a próxima sexta-feira (15), no município de Não-Me-Toque, recebeu a visita do governador Eduardo Leite, que esteve acompanhado do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. Eles visitaram o Recanto Temático, onde os extensionistas rurais apresentam a história e a evolução da erva-mate no Rio Grande do Sul. Também prestigiaram o Pavilhão da Agroindústria Familiar, onde estiveram acompanhados pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Costa Dias.

“O Espaço da Emater foi muito bem construído, faz um resgate histórico, valoriza uma tradição, um símbolo do Rio Grande do Sul, que é tomar um chimarrão e, indo além, mostrando técnicas de produção, pesquisas que valorizam a produção e a agroindústria, então está de parabéns a Emater”, elogiou o governador. “A agricultura familiar merece o espaço que dê a ela a oportunidade de mostrar a vocação do povo gaúcho, que é trabalhar e entregar resultados, na medida em que produzem, beneficiam, agregam valor na sua produção com o apoio da nossa Emater. Fico muito feliz de poder ver mais uma edição de um Pavilhão da Agroindústria Familiar, que tem apoio do governo do Estado, através da Emater, demonstrando o resultado da produção gaúcha que vem do campo, das famílias gaúchas do nosso interior do estado”, completou Leite, durante a abertura oficial do Pavilhão da Agroindústria Familiar.

“Ficamos felizes com o espaço, que valoriza uma cultura importante não só para a economia, mas ainda nossa cultura, fazendo um resgate histórico que nos permite entender todo o processo de desenvolvimento do cultivo da erva-mate ao longo dos anos no RS. E também estamos visitando o Pavilhão da Agroindústria Familiar, que é um trabalho da Emater que deve ser louvado pelo governo do Estado”, salientou o secretário Covatti Filho.

Além do Pavilhão da Agroindústria Familiar e do Recanto Temático, os visitantes que passam pelo Espaço da Emater na Expodireto também encontram seções abordando as temáticas meliponicultura e apicultura, florestas comerciais, piscicultura, cooperativismo e gestão, armazenagem de grãos, bovinocultura de leite, horto de plantas bioativas, cozinha didática, horticultura, turismo rural, solos, manejo de culturas agrícolas, manejo integrado de pragas e tecnologia de aplicação, energia fotovoltaica e irrigação.