CIDADE

  • 21/03/2019 (11:57:36)

Ex-presidente e ministro presos pela PF

Michel Temer e Moreira Franco são presos em operação da Lava Jato

Ex-presidente foi preso por mandado expedido pelo juiz Marcelo Brêtas, do Rio, e também atingem Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia

O ex-presidente Michel Temer foi preso em São Paulo na manhã desta quinta-feira (21) pela força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro. Os agentes ainda cumpriram mandados contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia e mais seis pessoas, entre elas empresários.

Preso, Temer será levado para o Aeroporto de Guarulhos, onde vai embarcar em um voo e será levado ao Rio de Janeiro em um avião da Polícia Federal. O ex-presidente deve fazer exame de corpo de delito no IML em um local reservado e não deve ser levado à sede da PF de São Paulo, na Lapa.

Ainda não há informações de qual é o motivo da prisão de Temer. Mas ele está sendo levado ao Aeroporto de Congonhas neste momento, de onde vai embarcar para o Rio. 

Bretas também determinou a prisão do ex-ministro das Minas e Energia Moreira Franco, um dos principais auxiliares de Temer. o advogado Rafael Garcia, que defende o ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco em um dos inquéritos contra ele no STF, mas ele disse que não estava autorizado a falar e orientou a procurar o advogado Antônio Pitombo.

O jornal O Globo afirma que a prisão de Temer teria relação com a delação premiada de Lucio Funaro, considerado o operador do MDB, partido de Temer. Funaro teria narrado como funcionou o esquema de corrupção do partido no Congresso. Essa informação, contudo, ainda não foi confirmada pela Lava Jato do Rio.

Temer também é investigado Na Lava Jato do Rio por denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da empreiteira Engevix, envolvendo a usina nuclear de Angra 3. O empresário afirmou que pagou R$ 1 milhão em propina por um contrato na usina. Esse pagamento teria sido solicitada por Moreira Franco e pelo coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), com o conhecimento do ex-presidente.