SAÚDE

  • 26/03/2019 (22:33:58)

  • Repórter: Assessoria

  • Fotógrafo: Divulgação

Atendimento ao Cliente

Hospinorte promove treinamento sobre

Treinamento foi ministrado pela psicóloga organizacional Michele Cassaro Gonçalves de Azevedo, da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim.

Consciente da importância da qualificação em atender a todos os clientes e a necessidade de se fazer uma reflexão sobre os serviços e como melhorar ainda mais o atendimento prestado pelos hospitais associados, a Hospinorte – Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do RS – realizou, na tarde do dia 19 de março, o seu primeiro treinamento do ano. O tema abordado foi “Atendimento ao Cliente” e foi ministrado pela psicóloga organizacional Michele Cassaro Gonçalves de Azevedo, da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim.

Em sua palestra, Michele focou o tema na área da saúde, explanando como deve se portar a pessoa que faz esse atendimento, como se dá a comunicação, as informações que devem ser dadas, a postura, a imagem que se deve passar para o cliente – paciente ou familiar. Segundo ela, o atendimento ao cliente na área da saúde envolve aspectos diversos sobre qualidade e humanização. Ela falou ser necessário entender esse atendimento em todos os setores e ambientes do Hospital. “Todos, médicos, enfermeiros e funcionários precisam estar sintonizados com uma política de atendimento para dar as respostas competentes e precisas a cada momento, cada um conforme suas atribuições, naturalmente”, afirmou a psicóloga.

Michele também enfatizou que os clientes dos serviços de saúde, mais do que quaisquer outros, necessitam cuidados especiais, face à compreensiva fragilidade emocional a que estão submetidos. Conforme destacou, e o que se percebe é que as organizações têm focado muito mais no aprimoramento do conhecimento técnico, do que nas habilidades e atitudes emocionais, tanto dos profissionais de saúde quanto do pessoal de apoio.

Para ela, o atendimento na área da saúde requer em seu planejamento o que se chama de triângulo dos serviços, que seria formado pela estratégia do serviço, o sistema de prestação de serviço, e as pessoas que prestam o serviço. Ou seja, uma estratégia de serviços bem concebida, um sistema de prestação de serviços orientado para os clientes e empregados, sem esquecer as pessoas que operam na linha de frente, que também devem estar orientadas para o cliente e possuidoras dos conhecimentos, habilidades e comportamentos/competências.

Para ela, o perfeito conhecimento dos clientes, suas necessidades, desejos e expectativas é ponto indispensável para a qualidade do atendimento.