SAÚDE

  • 09/04/2019 (09:29:07)

  • Repórter: Assessoria/HC

  • Fotógrafo: Divulgação

Em Erechim

HC institui Departamento de Segurança do Paciente

A instituição também constituiu o Comitê de Acreditação Hospitalar

A segurança do paciente é prioridade no Hospital de Caridade de Erechim. Com o compromisso de avançar no cuidado, oferecendo melhorias e qualificação dos serviços prestados, o HC instalou o Departamento de Segurança do Paciente.

A iniciativa é decorrência de uma série de ações tomadas pela instituição, que engloba também o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e a constituição do Comitê de Acreditação Hospitalar.

O novo setor segue, dentre outras diretrizes, as seis Metas Internacionais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e preconizadas pela Joint Commission International (JCI), além de trabalhar, em caráter continuado, com a sensibilização dos colaboradores em relação ao tema.

Conforme a enfermeira de segurança do paciente, Ângela Pertusati, o HC entende que a integração de diferentes equipes, aliadas a uma cultura organizacional focada em segurança assistencial e satisfação do cliente, proporciona a melhoria contínua da qualidade dos serviços e da segurança no atendimento.  

A primeira das Metas que receberá ações de treinamento e capacitação específicos é a de Identificar Corretamente o Paciente.

Conheça as seis Metas Internacionais:
1 – Identificar corretamente o paciente
2 – Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde
3 – Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
4 – Cirurgia segura
5 – Higienizar as mãos para evitar infecções
6 – Prevenir quedas e lesões por pressão.

Foco contínuo
Para o administrador do HC, Éder Spitcza, realizar o atendimento hospitalar com foco contínuo na segurança dos pacientes, visitantes e colaboradores, contribui para o alcance da Visão da instituição, de “ser reconhecido pela sociedade como um Hospital de excelência no cuidado da saúde das pessoas.”