EDUCAÇÃO

  • 12/04/2019 (14:46:06)

  • Da Redação

Processo Seletivo 2019/2

IFRS abre processo para solicitar isenção de taxa de inscrição até terça

Neste processo seletivo, serão ofertadas vagas para cursos técnicos (concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio e também de Educação de Jovens e Adultos – EJA) e superiores em nove campi do IFRS

Está aberto, até 16 de abril de 2019, o período para encaminhar pedido de gratuidade na taxa de inscrição do Processo Seletivo de estudantes 2019/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Neste processo seletivo, serão ofertadas vagas para cursos técnicos (concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio e também de Educação de Jovens e Adultos – EJA) e superiores em nove campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão. Para conhecer os cursos ofertados, acesse o site de ingresso.

Todos os cursos do Instituto são gratuitos e para ingressar é preciso participar de um Processo Seletivo. O Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação. As pessoas que comprovarem carência socioeconômica, mediante o atendimento a critérios estabelecidos, podem pedir gratuidade (isenção no pagamento) da taxa de inscrição. As orientações constam do documento Edital nº 12/2019. A exceção é a seleção para ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não tem taxa de inscrição.

Para solicitar a isenção da taxa, é necessário preencher o formulário disponível no edital, reunir a documentação exigida e entregar no campus pretendido. Os campi oferecem computador com acesso à internet aos candidatos que necessitem, para o acesso ao edital e preenchimento do formulário. O resultado da solicitação será divulgado no site de ingresso (ingresso.ifrs.edu.br) no dia 17 de abril.

A concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o site de ingresso e realizar a inscrição a partir de 18 de abril de 2019.

 

Saiba mais

As inscrições para o Processo Seletivo começam no dia 18 de abril e vão até 8 de maio de 2019, pelo site de ingresso (ingresso.ifrs.edu.br). Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis. Os endereços dos campi podem ser conferidos também no site de ingresso. As provas serão aplicadas em 2 de junho de  2019.

É importante saber:

Neste processo de seleção, os dois cursos concomitantes ao Ensino Médio ofertados pelo IFRS terão seleção por sorteio público. O candidato deve fazer a inscrição no período determinado (18/4 a 8/5/2019), por meio do site de ingresso do IFRS.

Para os cursos técnicos subsequentes ou de graduação, é preciso ser aprovado no processo seletivo. O candidato deve fazer a inscrição no período determinado (18/4 a 8/5/2019), por meio do site de ingresso do IFRS, e optar por:

I – utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para classificação;

II – realizar uma prova;

III – concorrer nas duas modalidades: prova e nota do Enem.

Para participar da seleção de ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA não será cobrada taxa de inscrição e não será necessário fazer prova, mas será necessário realizar a inscrição, entregar uma documentação e assistir a uma palestra. Será publicado um edital específico para os cursos EJA no site do Processo Seletivo. Aguarde!

Informações, orientações e datas de cada processo de seleção serão publicadas em documentos (editais) no site de ingressoOs candidatos precisam ler os editais com atenção.

Datas importantes do Processo Seletivo 2019/2

DataEvento
05 a 16/04/19Período de Solicitação de Isenção
16/04/19Publicação dos Editais do Processo Seletivo
17/04/19Resultado das Isenções
18/04 a 08/05/19Período de Inscrições
09/05/19Limite para pagamento da taxa de inscrição no sistema bancário
17/05/19Divulgação dos candidatos homologados
27/05/19Divulgação dos locais de prova
02/06/19Prova