AGRICULTURA

  • 15/04/2019 (18:04:57)

  • Repórter: Assessoria/Emater

  • Fotógrafo: Divulgação

Itatiba do Sul - 54 Anos

2º Concurso da Terneira e 7º Encontro de Produtores de Leite

Eventos aconteceram com oparte da programação de aniversário do município.

A prefeitura de Itatiba do Sul e a Emater/RS-Ascar promoveram o 2º Concurso da Terneira e o 7º Encontro de Produtores de Leite, na sexta-feira (12/04), no Ginásio Municipal de Esportes. Na oportunidade ocorreu o lançamento do Programa Municipal do Leite. Os eventos integram a programação festiva de aniversário de 54 anos do município.

Na parte da manhã, a programação foi marcada pelas palestras sobre Tuberculose, ministrada por Lucimar Lima Martins, da Inspetoria Veterinária, e sobre Melhoramento Genético, pelo médico veterinário Fabricio Velho. Foi enfatizada a importância do manejo reprodutivo do gado leiteiro e de corte, da sanidade e da genética, visando um rebanho com sanidade e maior rendimento econômico.

Após as palestras, os participantes assistiram um vídeo institucional. Na sequência, ocorreu a abertura do evento, com a participação da prefeita Adriana KátiaTozzo, do vice-prefeito Gentil Zati, da presidente da Câmara de Vereadores, Paulina Dias, do gerente adjunto do Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, entre outras lideranças.  

A programação seguiu à tarde com o julgamento e premiação das terneiras com a participação de 17 animais nas categorias Holandês (terneiras e novilhas) e Jersey. O assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar e doutor em Agroecossistemas, Vilmar Fruscalso, participou da comissão julgadora. Também houve exposição e comercialização de produtos direcionados à atividade leiteira por empresas e cooperativas