SAÚDE

  • 21/04/2019 (19:19:42)

  • Repórter: Agência Brasil

Vacina contra a gripe

Campanha abre para todos os grupos prioritários a partir desta segunda-feira

O Dia D está marcado para 4 de maio, sábado.

Saúde pública de todo o país passa a atender todos os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe. Além de crianças, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto (que já vinham sendo imunizadas), idosos, professores, indígenas, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades (doenças preexistentes) devem procurar os postos de saúde.

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra gripe (influenza) se estende até 31 de maio. De 10 a 17 de abril, foram vacinadas, em Porto Alegre, cerca de 9,7 mil crianças entre seis meses e menos de seis anos e gestantes. Em todo o Rio Grande do Sul, foram 90 mil.

 De acordo com dados registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até o dia 17 foram vacinadas 8.045 crianças e 1.691 gestantes. O número corresponde a 9% da meta prevista para crianças e 12% para as gestantes.

Cerca de 615 mil doses da vacina devem ser destinadas a Porto Alegre, até o fim da campanha, para atender os grupos prioritários estabelecidos pelo MS. Até o momento, a SMS recebeu 295 mil doses da vacina da Secretaria Estadual da Saúde.