AGRICULTURA

  • 21/04/2019 (20:42:50)

  • Repórter: Agência de Notícias/AL/RS

Produção de etanol no RS

Projeto de Zonin é validado em audiência pública

Agrônomo da Emater no Alto Uruguai participa ativamente da mobilização para criar política de produção do etanol no RS

O projeto, exposto pelo engenheiro agrônomo da Emater, Valdir Zonin, foi validado, por depoimentos do diretor administrativo da Emater/RS e outras autoridades na audiência pública.

O deputado Elton Weber (PSB), coordenador da audiência pública para discutir a ampliação da produção de etanol no Rio Grande do Sul, realizada na semana passada, propôs a formação de um grupo de trabalho (GT) na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa para que, num prazo de seis meses, seja viabilizada a criação de um programa que estabeleça uma política de estado para a produção do etanol.

Durante o encontro foi apresentado um projeto em fase preliminar – o Proetanol/RS - que indica viabilidade técnica, econômica, social e ambiental para expandir a produção, especialmente com o etanol amiláceo, feito a partir de grãos e tubérculos, como a batata, triticale, sorgo e arroz gigante.

O projeto, exposto pelo engenheiro agrônomo da Emater, Valdir Zonin, foi validado, por depoimentos do diretor administrativo da Emater/RS, Vanderlan Vasconcelos; do Prefeito de Campo Novo, Antônio Sartori; do representante da Embrapa, Jorge Lemainski; do representante da secretaria da Agricultura, Paulo Lippi; do representante da Fecoagro, Tarcisio Mineto; representantes da Farsul, Fetag. Também foram explanados, na mesma reunião, cases municipais de interesse em investimentos para o desenvolvimento do etanol.

Etanol
Estudos indicam que a produção de etanol no Brasil é hoje de 28 bilhões de litros ao ano, frente a uma estimativa de demanda de 54,5 bilhões de litros em 2022. No Rio Grande do Sul, com demanda interna de 1,5 bilhão de litros/ano a produção gaúcha limita-se a produção de etanol de cana-de-açúcar em pequena escala.

O debate contou com a participação dos deputados Aloísio Classmann (PTB), Fábio Branco (MDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Frederico Antunes (PP), Capitão Macedo (PSL).