AGRICULTURA

  • 21/04/2019 (21:05:22)

  • Da Redação

  • Repórter: Emater

Safra de verão

Safra de verão se aproxima do final da colheita

A colheita atinge 78% das áreas implantadas nas culturas de soja e milho.

A safra de verão está indo para a fase final dos trabalhos a campo. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (18), a colheita atinge 78% das áreas implantadas nas culturas de soja e milho.

No arroz, a safra está bem adiantada, chegando a 86% do total das áreas cultivadas. A produção é considerada boa, com produtividades que variam de 6.800 a 7.794 quilos por hectare.

A colheita do feijão primeira safra foi encerrada nos Campos de Cima da Serra, com rendimento de 2.500 quilos por hectare. Na região Sul, foi finalizada alcançando 1.200 quilos por hectare de produtividade.

A segunda safra de feijão segue em colheita, chegando a 23% da área, estando ainda 15% maduro, 35% das lavouras em enchimento de grãos, 19% em floração e 8% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Juntamente com a etapa final da colheita de verão, os produtores começam a preparar as culturas de inverno e encaminham financiamentos para aquisição de insumos. Em regiões como Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial há perspectiva de aumento de áreas a serem cultivadas com trigo.