AGRICULTURA

  • 02/01/2014 (20:50:09)

  • Julio Mocellin

  • Repórter: Secom/PME

  • Fotógrafo: Secom/PME

MAIS PEIXE

Secretaria de Agricultura vai entregar 32 mil peixes

MAIS PEIXESecretaria de Agricultura vai entregar 32 mil peixesA Secretaria Municipal de Agricultura do município de Erechim vai entregar mais de 32 mil alevinos na próxima quarta-feira (8)

MAIS PEIXE

Secretaria de Agricultura vai entregar 32 mil peixes

A Secretaria Municipal de Agricultura do município de Erechim vai entregar mais de 32 mil alevinos na próxima quarta-feira (8). A entrega vai ocorrer na parte da manhã, na própria secretaria. Os peixes, que são utilizados principalmente para alimentação e complemento de renda, foram encomendados por produtores da região, que fizeram o pedido até o dia 31 de dezembro.

A compra através da secretaria apresenta, segundo o secretário de Agricultura, Luis Parise, vantagens no preço e também no recebimento dos animais. Isso porque, a compra em grande volume deixa o valor mais baixo e a entrega centralizada evita que o produtor tenha que viajar para buscar os peixes.

“Em geral os produtores costumam se alimentar com os peixes, que tem uma carne que faz bem para a saúde. Muitas propriedades têm açudes para a irrigação que, em vez de ficarem só com a água, podem ser aproveitados. Quando há excedente na produção, alguns agricultores comercializam o peixe, gerando também renda para a propriedade”, conta Parise.

Os alevinos são comprados diretamente de viveiros de Ijuí. Entre os peixes estão lambaris, carpas das espécies húngara, capim, cabeça grande e prateada, trairões, jundiás, grumatãs, dourados e surubins pintado.