AGRICULTURA

  • 25/04/2019 (21:34:39)

  • Da Redação

Boas Práticas para erva-mate

Emater/RS-Ascar promove curso de Boas Práticas para erva-mate

Na região do Alto Uruguai são cultivados cerca de 7 mil hectares com erva-mate com cerca de 1.500 produtores envolvidos na atividade

A Emater/RS-Ascar promove nos dias 6 a 10 de maio, no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), uma nova edição do curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF) direcionado para a erva-mate. O curso é direcionado para funcionários e proprietários de ervateiras, com conteúdo programático de 40 horas que será ministrado por extensionistas da Emater/RS-Ascar. Ainda existem algumas vagas. As inscrições podem ser feitas pelo fone (54) 33210973, pelo WhatsApp (54) 9 9958-9466. Outras informações pelo site www.emater.tche.br.

Entre os conteúdos administrados constam a elaboração da planta baixa da ervateira, fundamentos de boas práticas de produção, microbiologia e prática de material microbiológico, higiene pessoal e de instalações, boas práticas no transporte e processamento da erva-mate, controle de pragas e doenças, elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão, e elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação.

Na região do Alto Uruguai são cultivados cerca de 7 mil hectares com erva-mate com cerca de 1.500 produtores envolvidos na atividade. A produtividade é de 800 arrobas por hectare. Na região, existem mais de 40 ervateiras. Também há dez viveiros de mudas.