AGRICULTURA

  • 02/05/2019 (08:19:28)

  • Repórter: Claudionor Ramos/Rádio Uirapuru

  • Fotógrafo: Claudionor Ramos/Rádio Uirapuru

Trigo é hoje a melhor alternativa para o controle das invasoras de verão

Por ser uma cultura dinâmica, o trigo tem sempre novidades e, por isso, todos os anos a Briotrigo Genética realiza em Passo Fundo o Seminário Técnico de Trigo. A 9ª edição do evento ocorreu nesta terça-feira (30) no Gran Palazzo, com a presença de mais de 400 agrônomos e técnicos de todo o Sul do país e do Uruguai.

Em entrevista à Uirapuru, o diretor e melhorista da Biotrigo Genética, Ottoni Rosa Filho, destacou que as novas variedades de trigo têm rentabilidade e estabilidade muito boas e colaboram muito em termos de sustentabilidade para que o agricultor tenha mais de uma fonte de renda. Ao se falar de lavoura, uma parte é que é essencial hoje é o controle das invasoras de verão.

Ottoni disse que o trigo é essencial para essa função. Além de contribuir com a renda, ajuda a proteger o solo durante o inverno. Frisou que qualquer proteção boa para evitar invasoras terá um custo, que não é diferente do investimento com a plantação do trigo. No entanto, com o cereal o produtor vai ter grãos, vai poder vender e vai gerar renda, com isso, olhando como um todo, plantar trigo fica muito econômico.

Para o diretor, o ideal para complementar a propriedade no verão é soja ou milho e no inverno é o trigo. Ottoni Filho lembrou que a cultivar TBIO Audaz, desenvolvida em Passo Fundo, já está sendo plantada na Argentina e recentemente foi classificada como grupo de qualidade 1.