ECONOMIA

  • 13/05/2019 (22:06:14)

Proposta de Paparico

Deputado propõe a criação da Região Metropolitana do Alto Uruguai

Parlamentar destaca que projeto de lei representa grande avanço para Erechim e região

O deputado Paparico Bacchi (PR) é autor do projeto de lei que cria a Região Metropolitana do Alto Uruguai. A proposta tem por objetivo agregar forças e valores que favoreçam o desenvolvimento das comunidade na região composta por 32 municípios.

“As vantagens do reconhecimento de uma região metropolitana são diversas, destacando-se como fator condicionante do diálogo entre os municípios envolvidos nos aspectos econômicos, sociais e culturais. Trata-se de uma proposta aberta ao diálogo, sugestões. Queremos oferecer novos mecanismos para que as demandas do Alto Uruguai sejam institucionalidades por meio deste novo mecanismo, atraindo um olhar globalizado e mais atendo das áreas governamentais”, destaca Paparico Bacchi.

O parlamentar aponta ainda a possibilidade de integração dos sistemas de transporte, comunicação, habitação, abastecimento de água, tratamento de esgoto, planejamento do território de acordo com as necessidades comuns, elaboração de projetos técnicos estruturantes de desenvolvimento em nível regional, inclusive de infraestrutura.

Tramitação
O projeto de lei está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e aguarda parecer do deputado Elton Weber. Caso seja aprovado, deverá passar por outras comissões de mérito, antes de apreciado pelo plenário do parlamento gaúcho.

Sobre regiões metropolitanas
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, revelam que cerca de 45% da população brasileira vive em regiões metropolitanas. No Brasil, já foram criadas 68 regiões metropolitanas, todas estabelecidas por leis estaduais com base em estudos e critérios técnicos bem definidos. Caso a criação seja aprovada a região Metropolitana do Alto Uruguai será regulamentada a partir da promulgação da lei, a exemplo da Região Metropolitana da Serra Gaúcha e Grande Porto Alegre.

A composição da Região do Alto Uruguai engloba os seguintes municípios:
Aratiba 
Áurea
Barão de Cotegipe
Barra Rio Azul 
Benjamin Constant do Sul
Campinas do Sul
Carlos Gomes 
Centenário
Charrua 
Cruzaltense 
Entre Rios do Sul 
Erebango 
Erechim
Erval Grande
Estação 
Faxinalzinho 
Floriano Peixoto 
Gaurama 
Getúlio Vargas

Ipiranga do Sul

Itatiba do Sul

Jacutinga

Marcelino Ramos

Mariano Moro

Paulo Bento

Ponte Preta

Quatro Irmãos

São Valentim

Sertão

Severiano de Almeida

Três Arroios

Viadutos