EDUCAÇÃO

  • 17/05/2019 (10:42:08)

  • Da Redação

27 anos neste domingo

URI celebra 27 anos neste domingo

Acolhe atualmente, em suas seis unidades, 13.700 alunos, e quase 2 mil docentes e funcionários.

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI celebra neste domingo seus 27 anos. Criada em 19 de maio de 1992, é uma Instituição Comunitária e Multicâmpus, contando com seis unidades: Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo, além da Reitoria que está situada em Erechim.

A URI é uma Universidade com infraestrutura de excelência, relacionada com os setores público e privado, escolas e entidades. Acolhe atualmente, em suas seis unidades, 13.700 alunos, e quase 2 mil docentes e funcionários. Esse conjunto de pessoas vive, sente e está presente em projetos sociais que atendem mais de 90 mil pessoas anualmente, que constrói conhecimento em projetos de pesquisa, extensão e em publicações, que está presente internacionalmente com alunos e professores, que muda e se reinventa para enfrentar o desafio de transformar vidas.

Em Erechim, a unidade está consolidada e tem desempenhado uma função de extrema importância para o desenvolvimento regional. A Instituição possui uma longa caminhada na área do Ensino Médio, iniciada com a Escola de Educação Básica, que está completando 43 anos. No Ensino Superior, são 26 cursos de graduação, somados ao Curso de Medicina, que teve início em fevereiro de 2018, e ao de Medicina Veterinária, que foi implantado a partir do Vestibular de Inverno do mesmo ano.

Outra novidade na Instituição está relacionada aos cursos a distância, cujas atividades tiveram início neste ano. São várias oportunidades para aqueles que desejam ingressar ou mesmo realizar uma nova graduação, utilizando toda a estrutura da Universidade.

No total, apenas em Erechim, são cerca de 4 mil alunos que buscam formação nas mais diferentes áreas do conhecimento, da Escola Básica até o doutorado. Na pós-graduação, ainda no Câmpus de Erechim, estão vários cursos de especialização, mestrados (Ecologia e Engenharia de Alimentos) e doutorado (Engenharia de Alimentos). Uma escola de língua inglesa complementa a oferta de opções de ensino oferecidas pela Instituição.

Em Erechim, são mais de quatro décadas – 27 anos já enquanto Universidade – dedicando-se à formação de profissionais que vêm contribuindo com o desenvolvimento das diversas comunidades que compõem as regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul e até de muitas outras cidades de estados do Sul do país.

Milhares de famílias têm acreditado e investido no futuro de seus filhos na URI. A prova disso é que tem formado, anualmente, somente em Erechim, mais de 13 mil diplomados no ensino superior. Muitos desses novos profissionais estão desempenhando papel destacado nas mais diferentes organizações, seja como empreendedores, profissionais liberais, docentes, entre outras atividades.

Em Erechim, o trabalho desenvolvido pela Universidade está concentrado no Câmpus I, onde está a maioria dos cursos; no Câmpus II, onde se concentra a área de Engenharia, Ciência da Computação e Arquitetura e Urbanismo; um Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP); e uma Vila Olímpica.