EDUCAÇÃO

  • 21/05/2019 (23:26:56)

  • Da Redação

Nutrição com idosos

Nutrição da URI desenvolve atividades com idosos

As ações foram realizadas de forma lúdica nos grupos

 A evolução da composição populacional por grupos de idade aponta para a tendência de envelhecimento demográfico, com aumento da participação percentual dos idosos na população. Para tanto, os profissionais de saúde, incluindo nutricionistas, devem estar preparados para atender esta população, visando à prevenção e promoção da saúde.

        Por esta razão, o Curso de Nutrição da URI desenvolveu atividades de extensão em grupos de convivência, coordenadas pela professora Nutricionista Vivian Zanardo e desenvolvidas pelos acadêmicos da Turma 2016, na disciplina de Nutrição na Terceira Idade. O objetivo foi o de estender os conhecimentos sobre nutrição para a comunidade.

        As ações foram realizadas de forma lúdica nos grupos: Universidade Sem Limites, da URI Erechim; Maturidade Ativa, do SESC; e Grupo Alegria de Viver. Os temas abordados e atividades foram sobre o papel da nutrição para memória, onde após conhecer estes, foi realizado o jogo da memória em duplas entre as idosas; mitos e verdades sobre nutrição através de um Quiz; e alimentação saudável através do Semáfaro dos Alimentos.

        Os acadêmicos também realizaram uma visita técnica na Instituição de Longa Permanência Sociedade Beneficente Jacinto Godoy, com o objetivo de conhecer o papel do nutricionista nestas instituições e o trabalho de uma equipe multidisciplinar que visa a promoção, tratamento e qualidade de vida de idosos.