ESPORTES

  • 22/05/2019 (16:14:08)

  • Repórter: Liberdade de Ideias/Assessoria

  • Fotógrafo: Divulgação

Faltam 8 dias

O Erechinense é apaixonado pelo automobilismo off-road

Erechim Rally Brasil 2019. ​De 30 de maio a 02 de junho, o sul do País volta a viver as emoções do rali de velocidade

Quando o assunto é rali, quem nunca ouviu falar da cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul? Localizado na região do Alto Uruguai – sobre a cordilheira da Serra Geral – o município tem como marca registrada um dos públicos mais apaixonados pelo automobilismo off-road, com milhares de pessoas que lotam as beiras das estradas por onde a disputa passa, fazendo do Parque de Apoio, um grande centro turístico. Assim é Erechim: com largadas promocionais lotadas e super-primes de torcedores na torcida pelos participantes.   

Organizada pelo EAEC – Erechim Auto Esporte Clube –, o Erechim Rally Brasil será realizado de 30 de maio a 02 de junho, e somará pontos pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. O evento ainda valerá pelo Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade, Copa Maxi Rally e Copa Absoluto Tração Simples Codasur. 

Até o momento, 48 duplas montarão seus boxes (parque de apoio) no Polo de Cultura – Parque da ACCIE, localizado na Rua Henrique Pedro Salomoni, S/N. As atividades do Erechim Rally Brasil serão iniciadas na quinta-feira, 30 de maio, com a abertura da secretaria de prova, às 7h30. Às 20h, acontecerá um dos momentos mais aguardados: a largada promocional para todas as categorias: RC2, RC4, RC3 e RC5. 

No total, serão 153 quilômetros de trecho cronometrado, divididos em oito especiais e dois dias de disputas. No sábado (01 de junho), os competidores terão 92 quilômetros pelas especiais: SS São Roque – Kerber Mix, SS Vale Dourado – Cristalina, SS Vale dos Parreirais – Cavaletti. A disputa prossegue no domingo (02), com as especiais: SS Barão de Cotegipe e SS Verdureiros – Paulo Bento, contabilizando 61 quilômetros. 

Com poucos dias antecedendo ao certame, as equipes estão dedicadas nos preparativos finais, a fim de deixar toda a estrutura mecânica pronta. “Nosso foco está em conquistar uma ótima colocação no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, portanto, queremos fazer uma etapa no capricho, entrando em cada especial com muita determinação e bastante focados. 

plicaremos os aprendizados obtidos no Rally Estação (em abril passado), e evitaremos erros. Queremos subir ao pódio do Erechim Rally Brasil”, disse o piloto Luiz Poli, que compete ao lado do navegador Damon Alencar, pela categoria RC5. Mas, o desafio do piloto será ainda maior, uma vez que ele competirá pela primeira vez neste evento. “Essa é uma prova muito famosa, principalmente, pelo envolvimento do público. Ainda, teremos a concorrência de duplas internacionais que disputarão o título do Sulamericano. Concentração será a palavra chave”, concluiu. 

Fazem parte da programação oficial do Erechim Rally Brasil dois super-prime (diurno e noturno), nos quais os carros largam de dois em dois, percorrendo um circuito fechado com diversos desafios. Para a população ter acesso será solicitado a doação de um quilo de alimento não perecível e dentro da data do prazo de validade. A iniciativa faz parte da ação Rally Solidário, cujas doações serão entregues ao Programa Mesa Brasil, do Sesc Erechim.

Programação – Erechim Rally Brasil 

Datas:  30 de maio a 2 de junho de 2019
Acesso ao Parque da ACCIE: um quilo de alimento não perecível. Haverá ponto de venda de alimentos no local 

29 de maio – quarta-feira
9h: Abertura do Parque de Apoio (Parque da Accie)
19h30: Jantar de confraternização (Parque da Accie)

30 de maio - quinta-feira
8h: Início do reconhecimento das especiais pelos competidores
20h: Largada promocional (Praça da Bandeira, centro de Erechim)
 
31 de maio – sexta-feira

8h: Reinício do reconhecimento das especiais pelos competidores
8h10: Início dos shakedown (treino)/ Qualifying Stage – Linha Gramado/Paulo Bento
14h45: Coletiva de imprensa (sala de imprensa internacional)
15h: Qualifying Stage – Escolha da ordem de largada (Sala de Imprensa Internacional)
18h38: Largada do super-prime noturno – SS Sicredi/Eaec
 
1º de junho – sábado

8h18: Largada da Especial São Roque/Kerber Mix 1
8h46: Largada da Especial Cristalina 1
9h24: Largada da Especial Bale dos Parreirais/Cavaletti 1
11h37: Largada da Especial São Roque/Kerber Mix 2
12h05: Largada da Especial Cristalina 2
12h43: Largada da Especial Bale dos Parreirais/Cavaletti 2
14h53: Largada do Super-prime Diurno/SS Sicredi/Eaec
 
2 de junho – domingo
8h33: Largada da Especial Barão de Cotegipe 1
9h11: Largada da Especial Verdureiros 1
11h09: Largada da Especial Barão de Cotegipe 2
11h47: Largada da Especial Verdureiros 2
14h: Premiação (Parque da Accie)
 
A dupla Luiz Poli e Damon Alencar é patrocinada por BWT Operadora de Turismo, Serra Verde Express, Kärcher Brasil, Adesipar, Sanetran, Tireshop e Yokohama Pneus, OMP Racing Brasil, LMV Fisioterapia e Acupuntura, Engine Studio, Skivo Equipamentos e Eurocycle Bike Shop. Apoio de Afece