CIDADE

  • 28/05/2019 (23:58:07)

  • Da Redação

  • Repórter: Ascom

Projeto de lei

Deputado Paparico Bacchi propõe a inclusão do Erechim Rally Brasil na calendário oficial de eventos

Proposta legislativa visa inserir o evento automobilístico nas programação oficial do Rio Grande do Sul

O deputado Paparico Bacchi, líder da bancada do PR na Assembleia Legislativa, e o deputado Dirceu Franciscon (PTB), protocolaram projeto de lei que insere o Erechim Rally Brasil no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul.

Na justificativa da proposta conjunta, Paparico Bacchi e Dirceu Franciscon argumentam que o evento organizado pelo Erechim Auto Esporte Clube, completa 22 anos de história e se consolida como a segunda mais importante corrida de rali de velocidade da América do Sul.

“O Erechim Rally Brasil ultrapassou fronteiras e coloca o município e a região do Alto Uruguai na agenda mundial do automobilismo. Nosso projeto de lei busca promover a importância da programação anual que movimenta um exército de voluntários, fortalece o turismo e economia regional, além de estimular o automobilismo e proporcionar entretenimento à população”, ressaltam os parlamentares.

A tramitação do projeto de lei inicia com a apreciação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça. Antes de chegar ao plenário, também deverá ser analisada pelas demais comissões de mérito do parlamento gaúcho.

Erechim Rally Brasil

O “Rally de Erechim” está entre os dois únicos eventos chancelados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), no Brasil, juntamente com a etapa da Fórmula 1. Fora das pistas, diversas ações sociais e ambientais marcam o evento que é realizado anualmente. Mais de 60 toneladas de alimentos já foram arrecadadas e doadas para o programa Mesa Brasil do Sesc, enquanto que Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) reconheceu a prova como Amigo da Natureza, pois é o único a compensar a emissão de CO2. O Rally na Escola integra anualmente mais de 2,5 mil estudantes da rede pública de ensino em ações que tem por objetivo levar a cultura do esporte até às escolas, mas também destacar a importância da segurança no trânsito.

Edição 2019

O início das atividades da 22ª edição ocorre nesta quarta-feira (29) e se estende até o domingo (2). No total, 57 competidores disputam as provas válidas pelos campeonatos Gaúcho, Brasileiro e Sulamericano de rali velocidade. Na quinta-feira (30) iniciam os reconhecimentos das especiais pelos competidores, a partir das 8h. Iniciam também as vistorias técnicas dos carros junto ao complexo da Cordial Fiat e Hyundai. À noite, às 20h, acontece o encontro das equipes com o público largada promocional da Praça da Bandeira.

A sexta-feira (31) será o primeiro dia de prova que começa com o shakedown/qualifying stage, a partir das 8h. Às 14h45 tem a coletiva de imprensa com autoridades e pilotos. Logo em seguida a escolha da ordem de largada pelos resultados do Qualifying Stage. Às 18h38 larga o super-prime noturno na pista do Parque da Accie.

Sábado e domingo

Corrida desenvolvida nas especiais pelo interior dos municípios de Erechim, Paulo Bento e Barão de Cotegipe, a partir das 8h, em cada dia. Às 14h30 de sábado, acontece o super-prime diurno, na pista do Parque da Accie. No domingo (2), às 14h, tem a premiação aos vencedores e o encerramento da programação.