CIDADE

  • 31/05/2019 (10:08:06)

  • Julio Mocellin

Audiência Pública

Audiência Pública detalha números do Município

Além de apresentar os resultados alcançados pelo Município no período citado, teve também como objetivo apresentar um resumo das principais receitas e despesas e o atendimento a limites de gastos com educação, saúde e pessoal.

A administração pública municipal prestou contas dos números do primeiro quadrimestre de 2019 em Audiência Pública na tarde de ontem, dia 29. No plenário da Câmara Municipal de Vereadores compuseram a mesa diretiva os Secretários Municipais José Camargo, de Planejamento, e Waldir Tomazoni, da Fazenda, o Adjunto desta Pasta, Edson Kramler, o Chefe de Gabinete Beto Fabiani e o vereador Flávio Barcelos representando o Poder Legislativo.

Além de apresentar os resultados alcançados pelo Município no período citado, teve também como objetivo apresentar um resumo das principais receitas e despesas e o atendimento a limites de gastos com educação, saúde e pessoal.

Na explanação, o Secretário da Fazenda destacou que houve uma redução nas disponibilidades de caixa em comparação a 2018 em razão de investimentos que foram realizados pelo Município, principalmente no asfaltamento de diversas ruas da cidade. Waldir Tomazoni ainda enfatizou: “apesar da necessidade de se economizar e baixar custos, vamos avançando em todas as áreas”.

Com relação às receitas e despesas, colocou que estas estão dentro do esperado, sendo que a administração municipal está trabalhando no sentido de atingir o equilíbrio ao final do exercício, porém sem prejudicar os investimentos que são necessários para atender as diversas demandas da sociedade. No tocante à despesa com pessoal, o Município teve gastos de 45,49% da receita corrente líquida até o primeiro quadrimestre de 2019, número abaixo do limite máximo de 54,0%, estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ao finalizar os trabalhos, Beto Fabiani pontuou quesitos da prestação de contas e ressaltou que os recursos são finitos e sofrem influência de muitos fatores, motivo pelo qual tem de haver parcimônia na sua utilização. “É preciso sempre analisar se há a real necessidade de se fazer e se o que se faz vai trazer benefícios para todos. O dinheiro da Prefeitura é o dinheiro de todos, de cada um de nós, cidadão que quer cada vez um lugar melhor pra viver”, disse o Chefe de Gabinete. 

A apresentação completa da audiência pública está disponível no link: https://www.pmerechim.rs.gov.br/contas-publicas/11/audiencias-publicas