EDUCAÇÃO

  • 26/06/2019 (13:28:34)

  • Repórter: Assessoria/URI

Busca de novas tecnologias

Professor de Engenharia Mecânica da URI participa de Missão Técnica em Portugal

O professor Cristiano Vitorino da Silva, Coordenador de área de Engenharias e Ciência da Computação da URI, participou, entre os dias 17 e 22 de junho, de uma missão técnica em Portugal, em uma das plantas de potência da empresa EDP Energia, que está entre as maiores empresas do setor de geração de eletricidade do mundo e que também possui instalações aqui no Brasil.

A planta termelétrica visitada está situada na cidade de Sines, próximo a Lisboa. Um dos objetivos da visita, além de poder conhecer a planta em Sines e seu sistema de controle, era apresentar à diretoria da Planta em Sines, bem como ao setor de Engenharia da empresa em Lisboa, alguns dos resultados parciais obtidos num projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que está sendo desenvolvido em parceria com a UFRGS, URI e a EDP Pecém, Usina Termelétrica movida a carvão mineral localizada na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

O projeto que está em desenvolvimento visa a obtenção de uma ferramenta de auxílio à operação do gerador de vapor da Planta de Pecém, utilizando-se de ferramentas de simulação baseadas em Inteligência Artificial.

Segundo o Professor Cristiano Vitorino da Silva, que atua diretamente no projeto, a avaliação do processo de combustão em geradores de vapor é uma importante ferramenta de diagnóstico de operação do equipamento e tem como principal finalidade a obtenção de parâmetros que venham a melhorar o seu desempenho térmico e manter sua disponibilidade.

Participaram da visita também o Coordenador do Projeto, Professor Paulo Smith Scnenider, da UFRGS; o Engenheiro e professor da URI, Rafael Zanardo; a Engenheira Nathalia Weber; acadêmicos de Doutorado na UFRGS, além do Engenheiro Conrado Ermel, egresso do curso de Engenharia Mecânica da URI e também acadêmico no curso de Doutorado no Promec-UFRGS.