SAÚDE

  • 26/06/2019 (14:14:00)

Estado tem mais duas mortes por gripe A

​ Número de mortes sobe para nove no Rio Grande do Sul

Novos casos foram registrados em Santo Ângelo e Porto Alegre 

Subiu para nove o número de mortes por gripe no Rio Grande do Sul em 2019. Os dois novos casos de óbito pela doença foram registrados em Porto Alegre e Santo Ângelo. 

O morador da Capital tinha 76 anos, era diabético e cardiopata. Ele se vacinou contra a doença, mas morreu sábado (22) após contrair o vírus H3N2. Já nas Missões, o paciente tinha 55 anos e não se vacinou contra a gripe. 

As demais mortes haviam sido registradas em Sapiranga, Três Coroas, Barra do Ribeiro, Alegrete, São Gabriel, Santa Rosa e Tramandaí. Do total, são cinco por H1N1 (Influenza A), três por H3N2 (Influenza A) e uma por Influenza B. 

O levantamento do Centro Estadual de Vigilância em Saúde(Cevs) aponta que, das nove pessoas que morreram, oito tinham 50 anos ou mais. Seis se vacinaram contra a gripe dentro da campanha de imunização.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o número de mortes em 2019 é menor — em 2018, haviam sido registrados 24 óbitos. O número de casos confirmados da doença também é mais baixo na comparação com o ano anterior: 77 esse ano contra 187 no ano passado.