ECONOMIA

  • 05/07/2019 (15:04:30)

  • Repórter: Assessoria/Sicredi UniEstados

  • Fotógrafo: Assessoria/Sicredi UniEstados

Sicredi UniEstados

Empossados os novos Conselhos de Administração e Fiscal

Solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira, 4, na presença de autoridades

Uma noite marcada pela emoção e homenagens de uma cooperativa que prima pela excelência no atendimento ao associado e promove uma gestão cooperativista focada na participação. Assim foi a solenidade de posse dos novos Conselhos de Administração e Fiscal da Sicredi UniEstados realizada na noite desta quinta-feira, 4 de julho, no salão do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico. Adelar José Parmeggiani foi reconduzido ao cargo de presidente do Conselho de Administração, tendo como vice-presidente Luis Carlos Caramori, e mais nove conselheiros. 

Também foram empossados os novos Conselheiros Fiscais da Cooperativa, gestão 2019/2022. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, e inúmeras autoridades locais e da área de atuação da Sicredi UniEstados, além de gerentes das agências, coordenadores, assessores e gerentes da Superintendência Regional da Sicredi UniEstados. A posse também foi prestigiada pelo vice-presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Marcio Port, que, ao final, proferiu uma palestra com o tema “Governança nas Cooperativas”.

O papel dos Conselhos é fundamental para o desenvolvimento da cooperativa, e a escolha das chapas para o Conselho de Administração e Fiscal da Sicredi UniEstados teve uma grande caminhada iniciada em julho de 2018, com as Reuniões Regionais de Delegados. Em seguida, foi realizado o Seminário Regional de Delegados, em outubro, e Reunião Preparatória, em janeiro deste ano, onde aconteceram a votação e a escolha das chapas. Após 45 Assembleias de Núcleos e Assembleia Geral Ordinária, os 21 mil associados e 184 Delegados de Núcleos se sentiram representados por este colegiado aprovando os nomes para serem homologados pelo Banco Central, no dia 31 de maio.

O presidente da Sicredi UniEstados Adelar José Parmeggiani, em sua manifestação, destacou o papel dos conselheiros, que têm a grande responsabilidade de conduzir estrategicamente essa grande instituição. Emocionado, teceu agradecimentos aos seus familiares e dos conselheiros, pela compreensão pelo tempo dedicado à cooperativa. Para Adelar, uma das grandes preocupações da Sicredi UniEstados é que todo o recurso captado em cada município volte para o município. “Hoje, devolvemos 40% do que a cooperativa gera de resultado para a comunidade, promovendo desenvolvimento”, salientou. Adelar destacou que a cooperativa disponibilizou mais de R$ 1,2 milhão para ações sociais nos municípios de sua área de atuação. Após dar posse ao novo Conselho de Administração e Fiscal, Adelar afirmou que todos sabem dos grandes desafios, das grandes oportunidades que o cooperativismo de crédito apresenta, da necessidade do trabalho com muita transparência e integração com as comunidades e com o quadro de colaboradores. Enalteceu que é necessário ter capacidade de olhar para frente e levar a cooperativa cada vez mais no caminho do desenvolvimento, do sucesso e da grandeza, muito além do que o associado espera. “Nosso desafio é grande, mas é possível. Cabe a nós pensarmos estrategicamente, colocarmos as melhores ideias e pensarmos no futuro. Espero contar com o apoio de todos vocês que representam 90 mil associados a partir de hoje”. Adelar afirmou ter a certeza que daqui a quatro anos estarão entregando a cooperativa com o dobro do tamanho, na questão financeira, mas, principalmente, muito mais integrada com as comunidades onde a Sicredi UniEstados tem atuação.

Sicredi UniEstados entre as 25 maiores cooperativas do país

O Diretor Executivo da Sicredi UniEstados, Elisandro Luis Marmentini, agradeceu aos conselheiros que estavam deixando a Sicredi UniEstados pelo que fizeram e pela contribuição na construção dessa grande cooperativa. “Aos novos conselheiros que representam uma cooperativa de 90 mil associados, 48 agências e que quer chegar nos próximos cinco anos a 80 agências, provavelmente mais de 200 mil associados e próximo aos 900 colaboradores, sabemos que é uma responsabilidade gigantesca, mas temos a certeza que cumprirão essa missão com grande sucesso, contribuindo para a cooperativa crescer”, sentenciou Marmentini.
O vice-presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Marcio Port, destacou que a Sicredi UniEstados hoje tem um grande conceito no cooperativismo nacional. Falou que muitas vezes se simplifica demais o que é a gestão de uma cooperativa, mas é uma grande responsabilidade para os Conselhos de Administração e Fiscal. “Hoje as cooperativas estão na 6ª posição entre as maiores instituições financeiras e dentre as 900 cooperativas existentes no país a UniEstados está entre as 25 maiores”, afirmou. Por isso, disse que há uma complexidade muito grande em administrar uma cooperativa de crédito. Finalizou parabenizando a todos e desejando sucesso.

Homenagens
Muitos fizeram parte do Conselho de Administração e Fiscal da Sicredi UniEstados, onde cada um deixou um legado e sua marca na história da cooperativa. Por isso, durante a cerimônia foram homenageados os associados que deixam o Conselho de Administração e Fiscal neste ano. Também a Comissão Eleitoral, que apoiou todo o processo eleitoral dos Conselhos de forma autônoma e independente, recebeu o reconhecimento do presidente Adelar Parmeggiani: Cleuton Piana, Elizabeth Morganti, Ivo Argenta e Marcelo Didoné. 

Conselho de Administração - Gestão 2019/2023

Presidente: Adelar José Parmeggiani
Conselheiros: 
Luis Carlos Caramori, que também atuará como vice-presidente 
Carlos Alberto Pavan
Adelino Reovaldo Loch
Eduardo Francisco Groth
Jair Sachetti Santin
Cristiano Presotto
Idanir Scalabrin
Irwing Schneider
Lindanir Canello
Hélio Basei

Conselho Fiscal, gestão 2019/2022
Diego Bertuzzi
Diana Maria Trentin
Edemar Ebeling
Ildo Reisner
Marcio Reck
Vanusa Ritter Antoniazzi