CIDADE

  • 08/07/2019 (14:23:22)

  • Repórter: Assistência/Emater

  • Fotógrafo: Divulgação

Comemorações em Erechim

Cooperativas e entidades celebram Dia Internacional do Cooperativismo em Erechim

Cooperação, solidariedade, interação, união, diversão, cultura e serviços de saúde marcaram a importância do Dia Internacional do Cooperativismo celebrado no sábado (06/07) no Dia C de Cooperar, em Erechim, no Santuário Nossa Senhora de Fátima. As comemorações envolveram cooperativas de diversos ramos de atividades e entidades parceiras. O evento foi aberto pelo representante do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, Júlio César Brancher, que ressaltou a importância e relevância do cooperativismo para a região, bem como as ações promovidas pelo Núcleo. O Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, promotor do evento, é integrado por mais de 20 cooperativas dos mais diversos ramos e conta com a participação de entidades parceiras, dentre elas a Emater/RS-Ascar.

Equipe da Emater e cooperativismo

O evento, que em Erechim está na sua quarta edição, promoveu mateada, distribuição e sorteio de brindes, intervenções teatrais, brinquedos, pinturas artísticas, oficinas, distribuição de pipocas e algodão-doce, disponibilização de erva-mate e água quente para o chimarrão, degustação de alimentos, serviços de saúde, como aferição da pressão e exame de glicose, entre outras atrações. Além disso, durante o evento foi realizado o Pedal do Cooperativismo e arrecadados agasalhos e alimentos. As cooperativas de forma conjunta doaram 2 mil quilos de laranja para o Programa do Mesa Brasil/Sesc.

Equipe Emater

A Emater/RS-Ascar participou do evento com a divulgação das ações de Extensão Rural juntamente com a equipe dos escritórios Regional e Municipal, do Centro de Treinamento (Cetre) e da Unidade de Cooperativismo de Erechim. As extensionistas Nádia da Rosa, Karen Marchetto e Melânia Tesser ministraram oficina de preparo de vinagre condimentado. Elas explicaram o uso das plantas e condimentos usados no vinagre. No final da oficina, foram distribuídas amostras do vinagre.

Oficina de vinagre condimentado

A Unidade de Cooperativismo, juntamente com o Núcleo de Cooperativismo de Erechim, evidenciou por meio de banners a linha do tempo, contendo a evolução do cooperativismo, em nível mundial, nacional, estadual e na região do Alto Uruguai gaúcho. Outra ação apresentada, foram as redes de cooperação efetivadas pelas cooperativas, como estratégia para otimizar a inserção em mercados.

O Dia Internacional do Cooperativismo (CoopsDay) é comemorado no mundo todo no primeiro sábado do mês de julho de cada ano. Neste ano, o tema escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para o 97º Dia Internacional do Cooperativismo foi ”Cooperativas por um Trabalho Digno”. As cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Segundo dados da ACI, em nível mundial, as cooperativas empregam mais de 279 milhões de pessoas, o que corresponde a cerca de 10% da população trabalhadora.

Segundo Dilva Maria Galina Loch, presidente do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, o evento é importante para demonstrar a relevância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social do Alto Uruguai. “Ficamos muito contentes com o engajamento das cooperativas e entidades parceiras em prol das atividades realizadas no evento. Pretendemos continuar realizando as ações e eventos para discutir e promover o cooperativismo em nossa região”.

A Emater/RS/Ascar, por meio das Unidades de Cooperativismo, executa o Programa de Extensão Cooperativa da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A Unidade de Erechim atende a 32 cooperativas agropecuárias da Agricultura Familiar.