AGRICULTURA

  • 20/01/2014 (21:56:07)

  • Julio Mocellin

  • Repórter: Lilian Andria

  • Fotógrafo: Sistema 103 de Rdios

EM SANTA CATARINA

Uma vaca deu à luz quatro bezerros de uma só vez

EM SANTA CATARINA

Uma vaca deu à luz quatro bezerros de uma só vez

Segundo a especialista em reprodução animal, Lilian Iguma, da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), no Brasil este é o primeiro caso que se tem notícia. Para Lilian, a probabilidade de uma vaca ter quadrigêmeos é de uma em 11 milhões.

Este caso é ainda mais raro por se tratar de quatro bezerros machos, há apenas um registro no mundo de uma vaca que teve quadrigêmeos do mesmo sexo na Califórnia (EUA), quando uma vaca teve quatro fêmeas. A probabilidade disso se repetir é de uma em 180 milhões, de acordo com a especialista.

O caso do nascimento chamou a atenção de moradores e produtores, da região, pelo fato de Boneca já ter parido anteriormente novilhos gêmeos. Sadi Pandolfo, produtor de leite e dono da vaca Boneca que deu a luz a quadrigêmeos em sua terceira gestação, afirmou que a vaca não está à venda.

A vaca Boneca deu à luz quatro bezerros sem a ajuda de ninguém no dia 04 de janeiro. O parto ocorreu em um gramado na propriedade de Sadi Pandolfo, na comunidade de Alto Caçador, no interior do município de Barra Bonita.

Os bezerros foram gerados por meio de uma única dose de inseminação artificial. A vaca tem cinco anos de vida e influência de três raças: Jersey, Holandesa e Pardo Suíço. Como Boneca não está dando conta de amamentar seus filhotes, os bezerrinhos estão sendo alimentados por outras vacas da propriedade. De acordo com a médica veterinária Édina Staub "Está tudo bem com a saúde dela e dos bezerros. Agora é só realizar o manejo sanitário correto e desverminar", destacou.