SAÚDE

  • 18/07/2019 (08:22:48)

  • Repórter: Gazeta do Povo

Menos likes, mais saúde

Instagram oculta número de curtidas e medida beneficia saúde mental dos usuários

A expectativa pelos “likes” ou curtidas era capaz de afetar a saúde mental dos usuários, que buscavam por imagens com potencial de desencadear mais “curtidas”

O Instagram anunciou nesta quarta-feira (17) uma mudança na forma como os usuários brasileiros utilizam a plataforma. O número das curtidas, ou “likes”, passará a ser ocultado do público durante um período de teste e apenas o dono da conta saberá quantas pessoas deram as curtidas em cada publicação." "A ideia, conforme anunciou a rede social, é diminuir a importância das curtidas e valorizar o relacionamento entre os usuários e as histórias que eles compartilham.

O Brasil não é o único país a receber essa novidade. A medida já vem sendo testada no Canadá desde maio deste ano e deverá se espalhar por outros locais.

Benefícios à saúde mental
Os “likes” ou curtidas das redes sociais digitais ativam a mesma área do cérebro responsável às atividades prazerosas, como comer um doce ou ganhar dinheiro. Essa foi a conclusão a que chegaram neurocientistas da Universidade da Califórnia, em um estudo em que avaliaram a reação de adolescentes entre 13 a 18 anos diante de postagens no Facebook.