SAÚDE

  • 18/07/2019 (17:30:44)

  • GHZ

  • Fotógrafo: Foto Ilustrativa: Divulgação

GRIPE A

Mais três mortes por gripe são registradas no RS

Número de vítimas fatais pela doença chega a 18 em 2019


O Rio Grande do Sul contabilizou mais três mortes por gripe na última semana. Conforme boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), divulgado nesta quinta-feira (18), o número passou de 15 para 18 vítimas fatais pela doença em 2019 no Estado. Ingressaram na lista três mulheres que não foram imunizadas contra o influenza.

A morte mais recente é de uma moradora de São Lourenço do Sul, de 50 anos, sem histórico de comorbidades ou fatores de risco. Ela foi vítima do vírus H1N1. A mesma cepa foi a responsável pela morte de uma idosa de 63 anos, moradora de São Luiz Gonzaga. No histórico da vítima estava o risco causado pela obesidade. O terceiro óbito é de uma moradora de Gramado, também com 63 anos. Ela apresentava doença cardiovascular crônica e morreu por conta do vírus H3N2.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, no mesmo período do ano passado, o Rio Grande do Sul já somava 43 mortes por gripe. Com isso, na comparação com 2018, a redução na quantidade de vítimas fatais neste ano chega a 68,9%.

Até o momento, os casos confirmados de influenza ocorreram em 49 municípios gaúchos. A Região Metropolitana se destaca com positividade de 51,1% do total de casos. Destacam-se também os municípios de Canoas (8,2%), seguido por São Gabriel, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo, todos com 3,7% dos casos positivos para influenza.