SAÚDE

  • 28/07/2019 (20:24:21)

  • Gazeta do Povo

  • Fotógrafo: José Cruz / Agência Brasil

MAIS MÉDICOS

Novo programa selecionará os profissionais por meio de prova objetiva

Haverá, porém, mudanças nos critérios de distribuição das vagas, de seleção e até mesmo de pagamento dos médicos.


O programa Médicos pelo Brasil, que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Saúde para substituir o Mais Médicos, selecionará os profissionais por meio de prova objetiva. Eles serão contratados via CLT e haverá pagamento de bônus por cumprimento de indicadores de desempenho. 

O novo modelo também deve alterar os critérios de distribuição de vagas, priorizando a situação do entorno das unidades de saúde. As informações são da Folha de S.Paulo, que obteve acesso a detalhes da proposta, que deve ser lançada oficialmente ainda nesta semana, por meio de Medida Provisória (MP), e confirmadas pelo ministro Luiz Henrique Mandetta. 

Os profissionais selecionados via concurso terão um período probatório de dois anos, que vai contar como uma especialização e exigirá a apresentação de um trabalho de conclusão de curso. 

Os indicadores de desempenho, que poderão significar um ganho extra para os médicos, serão definidos de acordo com a realidade de cada localidade. A participação será restrita a brasileiros ou estrangeiros que tenham revalidado os diplomas. 

O governo ainda não definiu como irá aproveitar a mão-de-obra dos médicos cubanos que ficaram no país.