SAÚDE

  • 10/08/2019 (10:56:19)

  • Repórter: Assessoria/CHSM

CÂNCER DE PELE 

Médico de Erechim participa da conferência brasileira 

O cirurgião oncológico Fabio Paiz, do Centro Hospitalar Santa Mônica, participou em Florianópolis da 13º Conferência Brasileira sobre o Melanoma. 

O evento é consolidado no calendário nacional e reúne médicos dermatologistas, patologistas, oncologistas clínicos e cirurgiões oncológicos de todo o Brasil, além de especialistas internacionais, reforçando a multidisciplinaridade como conceito fundamental no cuidado ao paciente portador de Melanoma.

O câncer de pele corresponde a maior incidência entre os tumores malignos no Brasil (cerca de 170 mil novos casos. INCA, RJ. 2019). 

Entretanto, o Melanoma é o mais letal, devido a alta possibilidade de provocar metástases (disseminação do câncer para outros órgãos). Apesar dos recentes avanços no tratamento dos pacientes com doença avançada terem permitido um aumento expressivo da expectativa e qualidade de vida, a cura do Melanoma ainda hoje só pode ser atingida através do diagnóstico precoce.

As pessoas com alto risco para Melanoma, como as que têm história pessoal ou familiar desse câncer, podem se beneficiar de um acompanhamento periódico por um especialista.