CIDADE

  • 21/08/2019 (11:00:43)

  • Rádio Uirapuru

  • Fotógrafo: Rádio Uirapuru

Intervalo entre os voos no Aeroporto de Passo Fundo deverá ser ampliado em setembro

Passageiros relataram superlotação e dificuldades para acessar os setores de check in e de embarque.

Créditos: Rádio Uirapuru


Ontem (20) pela manhã ouvintes registraram a superlotação do Aeroporto Lauro Kortz. Os passageiros tiveram dificuldades na hora de acessar os setores de check in e de embarque. Aqueles que precisaram de táxis tiveram que ter muita paciência. Estima-se que mais de 250 pessoas tenham circulado pelo aeroporto ao mesmo tempo. 

A movimentação se deve ao fato dos voos da Azul e da GOL operarem em horários muito próximos. O avião da Azul, do aeroporto de Viracopos, em São Paulo, chega em Passo Fundo às 10h55. Já o avião da GOL, de Guarulhos/São Paulo, pousa em Passo Fundo às 11h45 e retorna a Guarulhos às 12h15. A vinda da GOL ao município ainda é bem recente. O voo inaugural foi no dia 11 de agosto.

Carlos Eduardo Lopes da Silva,secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, explicou que as solicitações de mudanças de horários das operações são feitas pelas próprias companhias aéreas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O órgão federal repassa a demanda ao Estado que, por sua vez, verifica a viabilidade junto ao aeroporto. No entanto, o secretário informou, em primeira mão à Uirapuru, que o Departamento Aeroportuário (DAP) do Rio Grande do Sul tomou conhecimento da situação caótica.

Para evitar transtornos aos usuários do transporte aéreo, o DAP já contatou a Azul e a GOL. Ambas têm interesse em atender melhor os seus clientes e evitar possíveis atrasos das operações.

Conforme Carlos Eduardo, já é estudada, em comum acordo, a ampliação do intervalo entre os voos das duas companhias para o início de setembro, o que deve resolver o problema. Para o próximo mês também está previsto o começo da reforma e ampliação do Lauro Kortz e para novembro um novo voo da GOL.